Saúde Animal

Mercados consumidores banem uso de Antibióticos Promotores de Crescimento

Yes apresenta solução substitutiva para APC em animais


Publicado em: 10/08/2017 às 14:20hs

Mercados consumidores banem uso de Antibióticos Promotores de Crescimento

O banimento do uso de Antibióticos como Promotores de Crescimento (APC) em animais se tornou uma questão fundamental discutida entre redes de fast food e empresas exportadoras de carnes em todo o mundo.

Cada vez mais, redes de fast food e cadeias de supermercados não permitirão mais carnes cujos animais tenham recebido APC durante a vida. Desde 2006, a União Europeia já proíbe o uso e nos Estados Unidos, a proibição iniciou em janeiro deste ano.

Segundo a profa. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Biologia Molecular, Gertrudes Corção, os antibióticos quando usados como promotores de crescimento são em doses subterapêuticas, ou seja, mais baixas que as utilizadas para fins terapêuticos.

Esta prática contribui para seleção de bactérias resistentes no trato gastrointestinal, as quais podem ir para o ambiente ou para a cadeia alimentar e contribuir para disseminação da resistência tanto em animais como em seres humanos. Outro problema é que antibióticos na alimentação animal podem deixar resíduos na carne ou no leite.

A Yes está de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, garantindo a total ausência de antibióticos em todos os seus produtos. “Precisamos motivar mudanças na cadeia produtiva para garantir um alimento mais farto, seguro e saudável ao consumidor”, afirma Carlos Ronchi, Diretor Técnico Global da Yes.

Uma nova solução foi desenvolvida pela companhia, com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão em pesquisas, para substituir o APC na nutrição dos animais: o YES-GOLF, uma combinação de quatro prebióticos com efeito eubiótico, que melhora o desempenho produtivo, reprodutivo, sanitário e bem-estar animal.

“Ao longo dos últimos dois anos realizamos várias pesquisas científicas e a campo que nos dão credibilidade de afirmar que o YES-GOLF promove controle das Salmonellas; melhor conversão alimentar, maior ganho de peso, maior produção de ácidos graxos de cadeia curta e média e melhor imunidade. Este produto pode ser usado em sinergia, como substituto ou rotacionado aos Antibióticos Promotores de Crescimento”, explica Ronchi.