Equídeos

Mercado do cavalo Crioulo tem crescimento em Mato Grosso

Criadores tem buscado animais da raça por causa da aptidão do trabalho na pecuária


Publicado em: 02/07/2015 às 15:10hs

Mercado do cavalo Crioulo tem crescimento em Mato Grosso

Mato Grosso tem despontado com destaque no cenário da criação do cavalo Crioulo. No ano passado, o crescimento no número de animais no estado foi de 13,3%, chegando a um total de 1,45 mil exemplares. Na região Centro-Oeste, de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a alta foi de 12,3%, acima da média nacional que chegou a 7,3% em um plantel de 377 mil animais em todo o país.

Mesmo com a concentração maior no Sul do Brasil, o Centro-Oeste tem sido um mercado atrativo. Isto se deve especialmente pela aptidão vaqueira do Crioulo no campo, que pela rusticidade está adaptado para o trabalho na pecuária extensiva. "É uma região ligada à pecuária que vem crescendo em participação. A utilização do cavalo Crioulo nas propriedades está evoluindo", observa o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior.

Além do uso como ferramenta na pecuária, as provas de laço também estão tendo um crescimento de participação do cavalo Crioulo, segundo Prado Junior. O dirigente afirma que os bons resultados obtidos pela raça tanto no esporte quanto no campo estão gerando curiosidade e interesse dos criadores e usuários de equinos. "O que temos visto é o início de novos criadores que começam a aparecer, com potencial para serem grande criadores", analisa.

O sentimento é compartilhado pelo presidente do Núcleo Mato-Grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Luiz Fernando Guerreiro, que acredita que a raça Crioula está voltando a ter um destaque na região, especialmente nos últimos dois anos. Um dos motivos é o trabalho do Núcleo com o apoio da ABCCC no fomento de eventos que mostram as particularidades do Crioulo para os interessados. "Os criadores estão observando esta aptidão e rusticidade do cavalo Crioulo para o trabalho. Muitas pessoas estão entrando em contato conosco buscando mais informações", explica.

E os interessados poderão conferir este potencial no Parque de Exposição Marcos Antônio Esteves da Rocha, em Campo Verde. No dia 2 de julho, tem início a segunda edição da Exposição Morfológica Passaporte do Núcleo Mato-Grossense de Criadores de Cavalos Crioulos. Os vencedores serao classificados para participar da Morfologia, que ocorre no início de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias