Governo

MDIC interessado no Integra Brasil

Nicolle Barbosa informou ao Mdic a necessidade de ampliar a porcentagem de produção das indústrias da ZPE para o mercado interno ( Foto: Fernanda Siebra )


Publicado em: 29/09/2016 às 18:30hs

MDIC interessado no Integra Brasil

O progresso do Ceará e de todo Nordeste deve ter atenção do governo federal, na avaliação da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, Nicolle Barbosa. Ao encontrar-se ontem com ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcos Pereira, ela apresentou o programa Integra Brasil e outras questões relacionadas à Região e disse ter sido correspondida.

"É uma pessoa que vem da convivência com a iniciativa privada e tem resolutividade e sensibilidade para entender o ambiente de negócio que o Brasil precisa ter", contou, mencionando que Pereira saiu com a promessa de uma nova agenda com a secretária, na qual deve conhecer detalhes do projeto.

O Integra Brasil foi encabeçado por Nicolle ainda quando ela era presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), entre 2012 e 2013, e propõe uma agenda estratégica para o desenvolvimento do Nordeste.

"Ele (Marcos Pereira) se mostrou muito sensível às necessidades e à agenda necessária para a economia do Nordeste prosperar", reforçou Nicolle após acompanhar o ministro em visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Coreia e Cingapura

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Ceará contou ainda que aconselhou o ministro a "não apostar todas as fichas na China", no que diz respeito ao programa de parcerias entre os dois países. No entanto, a observação não refere-se a desconfianças quanto aos investidores chineses, mas por Nicolle Barbosa enxergar oportunidades em outros países asiáticos.

"A Coreia do Sul e também Cingapura podem nos render boas oportunidades. Falei para o Marcos Pereira e ele concordou e disse que verá oportunidades", afirmou Nicolle.

Legislação da ZPE

Outro ponto que visa a destravar alguns gargalos sobre a Zona de Processamento de Exportação do Ceará foram tratados entre a secretária e o ministro. Ela informou que levou até Pereira a necessidade de aumentar a porcentagem de produção das indústrias instaladas na ZPE de 20% para 40% e, assim estimular o mercado interno.

Já o ministro considerou essa uma proposta de fácil aprovação no Congresso, vide que o projeto que altera a legislação deste tipo de zonas está no Senado. Nicolle também mencionou a possibilidade de inserir serviços na ZPE, o que foi avaliado como pertinente pelo titular do Mdic.

Fonte: Diário do Nordeste(CE)

◄ Leia outras notícias