Brasil

Matopiba: caracterização das áreas com grande produção de culturas agrícolas anuais

A Embrapa Gestão Territorial acaba de realizar um trabalho que verificou as características de bioma, clima, relevo e solos do Matopiba, região que reúne áreas dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia


Publicado em: 24/07/2014 às 09:00hs

Matopiba: caracterização das áreas com grande produção de culturas agrícolas anuais

O trabalho faz parte de um estudo em andamento na Unidade, sobre o Matopiba.

Esta região do país tem ganhado cada vez mais destaque pelo seu dinamismo entre as áreas de produção agrícola nacional, sendo que, produziu 15 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/13. As projeções indicam que em 2022/23 a produção de grãos será de 18 milhões de toneladas, um aumento de 20%, em 10 anos.

No trabalho, foram identificados os municípios do Matopiba com grande produção de soja, milho e algodão e, para estes, levantou-se as características predominantes em relação a: bioma; clima; relevo; e solos. Os resultados obtidos colaboram com a caracterização da região do Matopiba e com a delimitação da sua abrangência territorial.

"As informações obtidas vêm colaborar com a caracterização da região do Matopiba e com a delimitação da sua abrangência no território e, além disso, podem ser utilizadas para subsidiar a localização de novos estudos no Matopiba", explica o responsável pelo trabalho e supervisor do Núcleo de Análises Técnicas – NAT da Embrapa Gestão Territorial, Rafael Mingoti.

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias