Frigoríficos e Abatedouros

Mapa e Abrafrigo estreitam parceria com setor privado

Objetivo é a busca pela abertura de mercado para carne bovina, além de habilitar novos estabelecimentos e ampliar as exportações


Publicado em: 31/07/2015 às 17:00hs

Mapa e Abrafrigo estreitam parceria com setor privado

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu com a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), para estreitar a parceria com o setor privado, buscando a abertura de mercados, habilitação de novos estabelecimentos e ampliação das exportações.

O ministério destacou que vem realizando trabalhos para desburocratizar os processos. Citando que no primeiro semestre deste ano, já começou s trabalhos para modernizar a gestão do Mapa, conseguindo consolidar um sistema eletrônico no qual os processos tramitam sem papel. Além disso, foi feito um balanço sobre negociações concluídas no primeiro semestre deste ano para a abertura de mercados. O setor de carnes foi um dos principais beneficiados com essa abertura, com destaque para o mercado russo. A Rússia se tornou o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil consolidou uma posição de liderança no comércio russo de carnes, sendo responsável por 57% das compras de carne bovina. Nas demais carnes, o percentual é de 82%, para a carne suína, e 34%, para a carne de aves.

Ainda em relação à Rússia, o ministério pretende concluir o processo de prelisting, sistema pelo qual o país exportador apresenta uma lista pré-autorizada de estabelecimentos que atendem às exigências sanitárias do país ou bloco importador. A expectativa é que o sistema seja implementado, até novembro deste ano, para todos os produtos de origem animal. O prelisting também é objeto de tratativas com a China.

A Abrafrigo pediu a intensificação de negociações para habilitação de novos estabelecimentos exportadores e, também, a viabilização das exportações brasileiras de miúdos, tripas e despojos. Em relação aos Estados Unidos, a equipe do Mapa detalhou o andamento da última etapa técnica que antecede a efetivação das exportações.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias