Outros

Mapa define zoneamento agrícola para safra de verão 2014/15

Houve aumento de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica para as culturas contempladas, afirma Mapa


Publicado em: 25/07/2014 às 15:20hs

Mapa define zoneamento agrícola para safra de verão 2014/15

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco (Zarc) referentes à safra de verão 2014/15 para as culturas de algodão herbáceo, amendoim, arroz irrigado e sequeiro, feijão, caupi, girassol, mamona, milho, soja e sorgo granífero.

As informações foram publicadas no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (24). Segundo o Mapa, o destaque é para o acréscimo de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica para as culturas contempladas. No total, são mais de 2 mil indicações.

O objetivo do zoneamento é identificar os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo das lavouras. O produtor deve seguir as indicações para se enquadrar nos programas de seguro e garantia do governo federal.

O ministério pede atenção às cultivares indicadas por grupo de maturação, que deve ser seguido para garantir plantio de semente registrada e também o acesso aos programas de garantia.

Duas ferramentas desenvolvidas pela Embrapa auxiliam o produtor na visualização das áreas. O SomaBrasil permite a visualização das portarias de 20 culturas em formatos de mapas. Já o Agritempo disponibiliza informações através de tabelas das culturas indicadas e períodos de plantio para cada município e estado.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias