Fruticultura e Horticultura

Manga: Dólar elevado pode favorecer exportações

Na parcial de 2018 (janeiro a maio), o País embarcou 39,024 mil toneladas de manga, volume 2,4% maior que o do mesmo período do ano passado


Publicado em: 21/06/2018 às 12:50hs

Manga: Dólar elevado pode favorecer exportações

Após início turbulento em 2018, as exportações brasileiras de manga podem se recuperar nos próximos meses, tanto em termos de volume quanto de receita. Esse cenário está atrelado aos elevados patamares do dólar e do euro frente ao Real, que podem resultar em bons preços pago pela fruta no mercado externo.

No entanto, alguns produtores acreditam que a valorização da moeda norte-americana pode elevar os gastos com insumos, já que a maioria dos produtos utilizados é importada – esse fator anularia a alta prevista para a receita do produtor. Para os agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a previsão para os próximos meses ainda é incerta, já que a cotação do dólar está diretamente ligada ao cenário político no Brasil. Na parcial de 2018 (janeiro a maio), o País embarcou 39,024 mil toneladas de manga, volume 2,4% maior que o do mesmo período do ano passado.