Pragas e Doenças

Manejo da mancha das folhas em videiras é tema de dias de campo na Serra

Nos dias 16 e 17 de maio, a Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a Emater/RS - Ascar e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), promovem dias de Campo sobre Mancha das Folhas da Videira, nas cidades de Flores da Cunha e Bento Gonçalves, respectivamente


Publicado em: 14/05/2018 às 14:40hs

Manejo da mancha das folhas em videiras é tema de dias de campo na Serra

Segundo Lucas Garrido, coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, a ideia é orientar os produtores nos cuidados da pós-colheita para garantir a longevidade das plantas e uma boa produção da próxima safra. “A desfolha precoce é o principal dano da doença. Isso faz com que a planta não acumule reservas, ocasionando uma má brotação no ciclo seguinte”, antecipa ele.

Além do controle da mancha das folhas, Garrido comenta que, a partir das necessidades identificadas junto aos produtores, foram selecionados outros tópicos que serão apresentados no evento, no formato de estações do conhecimento, com apresentação de palestras e tempo para perguntas.

Integrando a programação, o engenheiro agrônomo Ênio Todeschini, da Emater/RS-Ascar, irá falar sobre as alternativas de leguminosas para potencializar os resultados da adubação verde. Já o professor do Instituto Federal, Luís Carlos Diel Rupp, apresentará novas formulações e a utilização de compostos orgânicos diferenciados, a partir da sua experiência no Centro Ecológico de Ipê.

Outra estação que fará parte do dia de campo será sobre o manejo das cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa – 'Uvas do Brasil', como a 'BRS Carmem', 'BRS Magna' e a 'BRS Cora', utilizadas para a elaboração de suco e de cultivares comuns. “Verificamos que muitos produtores estão tendo problemas de produção dessas cultivares. Temos certeza que, com alguns ajustes no manejo, ela irão alavancar”, pontuou Garrido.

O Dia de Campo é dirigido a produtores e técnicos interessados em aprofundar seus conhecimentos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente pelo email: cnpuv.inscricoes@embrapa.br, pelo telefone: (54) 3455-8087 ou pelo WhatsAPP: (54) 99629-7194.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias