Agrotóxicos e Defensivos

Mais economia e cuidado com o meio ambiente com aplicação responsável

Treinamento sobre aplicação de defensivos qualifica produtores rurais em Mato Grosso


Publicado em: 22/08/2014 às 15:30hs

Mais economia e cuidado com o meio ambiente com aplicação responsável

Produtores rurais e técnicos do setor agrícola participaram do primeiro treinamento do Programa de Aplicação Responsável (PAR) nesta quarta (20), em Campo Verde. O programa objetiva transmitir conhecimento sobre boas práticas agrícolas e tecnologias de aplicação de defensivos. A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow Agrosciences, Ana Cristina Pinheiro, explica que ao longo do tempo foi-se percebendo problemas com a qualidade de aplicações, a perda por deriva, a má utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), descartes de embalagens, entre outros.

Por isso, a empresa decidiu investir em parcerias para um programa de qualificação. “Disseminando boas práticas e melhores condições para aplicar os defensivos, estamos também impactando no meio ambiente de forma responsável. Desta forma, estaremos fazendo aplicações seguras, tanto para o aplicador como para o meio ambiente”, finaliza Ana Cristina.

O produtor rural Wellington Tonsis procurou o treinamento para aprender sobre técnicas de aplicação. Ele conta que tem funcionários capacitados na fazenda para fazer as aplicações de defensivos, mas achou importante participar. “Eu desconhecia a maioria das informações e, agora, vejo que tem muita coisa que posso aplicar na propriedade. Preciso investir em equipamentos e, assim, reduzir a perda de produtos e aumentar a eficiência da aplicação”, diz.

Já o estudante de Agronomia Weverton Gomes de Araújo acredita que é preciso conscientização para a aplicação responsável de defensivos. “Tem muitos projetos novos em agricultura pelo Brasil e precisamos de pessoas capacitadas para fazer este trabalho”, explica. Ele também ressalta que aprendeu durante o treinamento a importância da escolha de bicos e pontas dos pulverizados, informação que desconhecia. “A redução do custo é grande se nos atentarmos a estes fatores”, finaliza Weverton.

O analista de Projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Eduardo Vaz, ressalta a importância da parceria da associação com a Dow Agrosciences. “A entidade acredita que é fundamental qualificar o produtor rural e seus funcionários para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente. Este treinamento traz informações importantes para isto”, diz.

O Programa de Aplicação Responsável (PAR) terá treinamentos em diversos municípios de Mato Grosso. Já estão agendados cursos em Paranatinga (dia 22) e Nova Ubiratã (dia 23), sempre às 8h30. Informações: (65) 3644.4215.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias