Milho e Sorgo

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

Secex egistrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas


Publicado em: 17/08/2018 às 20:00hs

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

A Secex – Secretaria de Comércio Exterior- registrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas. 92,7% deste total é do milho que foi produzido em Mato Grosso. Este volume “traz atenção ao ritmo do escoamento do cereal no país, visto que está 49,6% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado. Além do recuo da produção nacional neste ano-safra, os principais motivos para o baixo ritmo nas saídas foram os atrasos na colheita em grande parte dos estados e a imprevisibilidade quanto a o frete rodoviário, que acabaram por estender a janela de exportação da soja”, analisa o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária- em boletim divulgado ontem à tarde.

“Outro fator que também tem pesado nessa conta é a estiagem no rio Madeira, que prejudicou as navegações por Porto Velho. Analisando os fluxos dos line-ups portuários para exportação de milho, a situação parece se manter no próximo mês, visto que os volumes registrados continuam significativamente abaixo aos dos anos anteriores”, acrescenta o instituto.

A colheita da safra atual em Mato Grosso está praticamente na reta final e atingiu 95,93% das áreas, exibindo um avanço semanal de 6,21 pontos percentuais.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias