Pesquisas

Maior evento científico da avicultura brasileira reúne grandes especialistas para discutir o futuro do setor

O maior evento científico da avicultura brasileira abriu oficialmente na noite desta terça-feira (17), no Hotel Sibara, em Balneário Camboriú


Publicado em: 19/09/2014 às 09:30hs

Maior evento científico da avicultura brasileira reúne grandes especialistas para discutir o futuro do setor

O maior evento científico da avicultura brasileira abriu oficialmente na noite desta terça-feira (17), no Hotel Sibara, em Balneário Camboriú. A solenidade reuniu cerca de 450 pessoas entre autoridades e lideranças da avicultura nacional, técnicos, gestores, especialistas do setor, além de representantes de empresas patrocinadoras e apoiadoras. Em sua 10ª edição, o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição é promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).

Reconhecido pela qualidade da programação, o simpósio segue até esta quinta-feira (18) com palestras e eventos técnicos conduzidos pelos mais renomados especialistas da avicultura mundial. “A razão deste evento é proporcionar aos participantes assuntos técnicos para o aperfeiçoamento do setor através de palestras que enfocam os principais temas da atualidade avícola do Brasil e do mundo, proporcionando difusão tecnológica, integração setorial e formulação de políticas segmentadas”, destacou o coordenador geral do evento Bento Zanoni.

Na visão do presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Luiz Adalberto Stabile Benício, a avicultura não se restringe às grandes empresas, mas sim ao leque de empreendimentos que está coligado, trazendo avanços para serem utilizados a favor do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. “Quando organizamos esses eventos técnicos, temos que avaliar o quanto conseguimos evoluir, trazendo benefícios como, por exemplo, a significativa redução do custo na gôndola do consumidor: somente nos últimos 25 anos, o preço do frango reduziu 75% para o consumidor brasileiro”.

O secretário da Agricultura e Pesca Airton Spies realçou que o evento possibilita compartilhar informações sobre as tecnologias voltadas para esse setor que está em constante desenvolvimento em Santa Catarina. “O simpósio é altamente técnico e permite que os participantes saiam alinhados com a evolução tecnológica. A ACAV está de parabéns por oportunizar a discussão sobre o futuro da tecnologia neste segmento”.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil, com participação relevante na produção de frangos e no valor das exportações do país. O Estado é responsável pela produção de 2,3 milhões de toneladas de aves, 18,25% do que é produzido no país, e por 28,3% do valor exportado no Brasil. “Temos uma avicultura de ponta em termos de tecnologia e competitividade, produzimos frangos de alta qualidade por meio de uma cadeia organizada, o que permite custos competitivos”, completou Spies.

Também marcaram presença na abertura do evento o diretor executivo da ACAV e SINDICARNE, Ricardo de Gouvêa, o diretor técnico da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), João Manoel Bazeti Marques, a pesquisadora e vice-gestora do Núcleo Temático de Produção de Aves da Embrapa Suínos e Aves, Helenice Mazucco e o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne-SC), Osório Dalbello.

A solenidade encerrou com a palestra “Gente, o fator chave de sucesso”, conduzida pelo professor e médico veterinário Carlos Roberto Dourado Wilwerth, seguida por coquetel de confraternização.

O simpósio conta com os seguintes patrocinadores: Aviagen, Cobb, MSD Saúde Animal, Zoetis, Vencomatic Group, Hybrid, Nutron, Agroceres Multimix, Hubbard Flex, ECAT, Ceva, Zinpro, Merial, Pas Reform, Bayer, Nutriad, Biovet, Petersime, Tecnofeed, Farmabase, Des-Vet, Vansil, Plasmatte, Altech, Casp Indústria e Comércio, ICC, Vetanco, Embritec, Lubing, Safeeds, Phibro e Yes. São apoiadoras a CLS Soluções Avícolas, Edege, Avícola Ninhada, Planalto, JBS, BRF, AURORA e VTC Viagens.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias