Gestão

Logicalis e AgroTools firmam aliança estratégica para levar soluções tecnológicas ao agronegócio

Empresas lançam, juntas, o AgroTools Hub powered by EUGENIO, plataforma tecnológica para o setor


Publicado em: 13/04/2018 às 13:40hs

Logicalis e AgroTools firmam aliança estratégica para levar soluções tecnológicas ao agronegócio

A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação, e a AgroTools, empresa referência em soluções digitais para o agronegócio, acabam de firmar um acordo por meio do qual irão consolidar dados, metodologias, tecnologias e conhecimento para impulsionar o crescimento do agronegócio no País.

A aliança estratégica entre as duas empresas dará origem à uma nova plataforma de negócios para o setor: o AgroTools Hub powered by EUGENIO, que reunirá diversas tecnologias para o agronegócio, desde aplicações de IoT até softwares de gestão, manejo e predição, entre outras. O lançamento oficial acontecerá durante a 25ª edição da Agrishow, a ser realizada entre 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Juntas, a Logicalis e a AgroTools irão colaborar de forma estratégica e associativa com empresas e cooperativas que estão estruturando seus próprios centros de inovação, servindo como uma espécie de atalho para as corporações que ainda não dispõem de agilidade na nova economia da inovação. As empresas pretendem engajar agritechs, agrifintechs e insurtechs como parte desse pool de tecnologias e soluções. A iniciativa irá facilitar tanto o acesso às tecnologias proprietárias resultantes desta aliança, como àquelas desenvolvidas pelos demais integrantes do projeto.

“O acordo está bastante alinhado à nossa estratégia: viabilizar, por meio do uso de tecnologia, a transformação do negócio dos nossos clientes. A nossa expertise, somada ao conhecimento e às soluções da AgroTools, possibilitará a entrega de informações ainda mais precisas aos nossos clientes, apoiando-os na tomada de decisões em tempo real”, diz Fabio Hashimoto, diretor de software services da Logicalis.

“O AgroTools Hub powered by EUGENIO viabilizará a redução de custos, o aumento da produtividade e a diminuição de erros e riscos para as corporações que se relacionam com o agronegócio”, comemora o chairman da AgroTools, Sergio Rocha. O executivo informa que a empresa será a gestora inicial da plataforma.

Agronegócio e tecnologia

As agritechs deverão representar um papel fundamental para o desenvolvimento do agronegócio: pesquisas apontam que elas têm recebido mais investimentos do que as fintechs (tecnologia aplicada ao sistema financeiro). Com a aliança entre a AgroTools e a Logicalis, esse processo tende a ser acelerado, fazendo com que as necessidades represadas do agro sejam finalmente contempladas. Segundo Rocha, esse novo hub tecnológico tornará possível, num ambiente comum, desenvolver soluções que, combinadas, têm mais valor do que isoladas.

“O agronegócio tende a se tornar ainda mais forte nos próximos anos, com apoio de tecnologias disruptivas”, avalia Hashimoto, da Logicalis. Segundo ele, um dos conceitos que deverá ser fortemente adotado no campo é a Internet das Coisas (IoT). “Estima-se que, em 2020, o setor tenha mais de 75 milhões de dispositivos de IoT em todo o mundo”, prevê.

De acordo com a 2ª edição do IoT Snapshot, pesquisa conduzida pela Logicalis em 2017 com 160 executivos de empresas brasileiras, metade das organizações do setor está em processo de adoção ou já adotou alguma tecnologia de IoT. “As iniciativas atuais ainda são pequenas amostras deste potencial. Numa mesma propriedade, certamente, há vários outros usos possíveis de tecnologia. Porém, existem desafios de escala e de conectividade, por exemplo. Os pequenos produtores, fundamentais neste mercado, enfrentam muito mais dificuldade. O segredo do sucesso, é combinar a tecnologia com abordagens adaptadas ao cenário brasileiro – às nossas dimensões, à nossa infraestrutura, à nossa realidade do campo – para conseguir realmente promover a transformação do setor. Acreditamos que, com uma plataforma que alia tecnologia e conhecimento, conseguiremos contribuir para viabilizar essa transformação”, justifica.

Fonte: RMA Comunicação

◄ Leia outras notícias