Internacional

LIVRE COMÉRCIO: UE e Japão assinam acordo histórico

A União Europeia (UE) e o Japão assinaram nesta terça-feira (17/07) um amplo acordo comercial, eliminando quase todas as tarifas sobre os produtos que comercializam


Publicado em: 20/07/2018 às 16:20hs

LIVRE COMÉRCIO: UE e Japão assinam acordo histórico

A União Europeia (UE) e o Japão assinaram nesta terça-feira (17/07) um amplo acordo comercial, eliminando quase todas as tarifas sobre os produtos que comercializam. O pacto ambicioso visa conter as ações do presidente americano, Donald Trump, que elevou as tarifas sobre os bens importados de vários parceiros comerciais dos Estados Unidos.

Abrangência - O acerto cobre um terço da economia global e mercados de mais de 600 milhões de pessoas. "A UE e o Japão mostram uma forte determinação para liderar o mundo como símbolos do livre comércio", afirmou o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Coletiva - O premiê participou de coletiva de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Tusk considerou o pacto como "o maior acordo comercial bilateral da história" e notou que a parceria está sendo fortalecida em vários outros campos, incluindo defesa e mudança climática, e "envia uma clara mensagem" contra o protecionismo.

Carros e peças - O acordo remove as tarifas de 10% da UE sobre carros japoneses e de 3% na maioria das autopeças. Também elimina os impostos japoneses de cerca de 30% ou mais sobre o queijo da UE e de 15% sobre os vinhos, além de garantir acesso a grandes licitações públicas no Japão.

Eliminação - O acerto elimina quase 99% das tarifas sobre os bens japoneses comercializados para a União Europeia e cerca de 94% das tarifas sobre as exportações da Europa para o Japão, subindo para 99% no futuro.

Alimentos - O setor de alimentos da Europa é um dos maiores beneficiados do acordo, o que deve permitir o crescimento da demanda japonesa por queijos, chocolates, carnes e massas de alta qualidade. Espera-se também que os fabricantes japoneses de carros e autopeças aumentem suas vendas na Europa, onde ficaram atrás dos rivais europeus. O passo para a liberailização do comércio estava sendo discutido desde 2013.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias