Outros

Leilão Pepro negocia 5,5 mi caixas de laranja para SP e Paraná

No primeiro foram arrematadas 5,4 milhões de caixas (89,45% do total). Já na segunda operação, foram mais de 110,5 mil caixas (30,70%). O total de prêmio a ser pago, nas duas operações, será de R$ 17,8 milhões


Publicado em: 01/09/2014 às 19:10hs

Leilão Pepro negocia 5,5 mi caixas de laranja para SP e Paraná

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, na última sexta-feira (29), mais dois leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), para incentivar o escoamento de seis milhões de caixas de laranja do Estado de São Paulo e 360 mil caixas do Paraná.

No primeiro foram arrematadas 5,4 milhões de caixas (89,45% do total). Já na segunda operação, foram mais de 110,5 mil caixas (30,70%). O total de prêmio a ser pago, nas duas operações, será de R$ 17,8 milhões.

O Pepro é destinado aos produtores que realizam a venda e o escoamento da laranja in natura para as indústrias de processamento. O objetivo é incentivar o escoamento do excesso de laranja que foi produzida este ano nos dois estados. Para isso o governo federal oferece um prêmio econômico ao produtor rural ou a sua cooperativa para que ele venda o seu produto, no mínimo, pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão.

Esta é a terceira operação de leilão de Pepro realizada pela Conab este ano. A última aconteceu no final de julho e ofereceu a mesma quantidade do produto para o Paraná e três milhões de caixas para São Paulo.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) parte das laranjas da safra 2014/2015 que está sendo colhida está mais murcha, como consequência da estiagem no início do ano. Esse cenário tem feito com que produtores acelerem a colheita, visando reduzir a perda de água e de qualidade. Assim, a oferta continua alta, limitando os aumentos nos valores no mercado in natura.