Pragas e Doenças

Lagarta do cartucho é praga que mais afetou safra 2015 do milho em MT

Constatação foi feita durante o Circuito Tecnológico-Etapa Milho


Publicado em: 28/05/2015 às 15:30hs

Lagarta do cartucho é praga que mais afetou safra 2015 do milho em MT

Técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram o Circuito Tecnológico - Etapa Milho para levantar dados sobre a safra 2015 do grão. Na pesquisa, constataram que a praga que mais atingiu as lavouras no Estado foi a lagarta do cartucho.

Com aplicação de questionários quantitativos e qualitativos, as equipes observaram que 76,6% das áreas de cultivo foram atingidas pela praga. A segunda praga mais observada no campo foi o percevejo barriga verde, que atingiu 52,3% das áreas visitadas. Foi constatado também a pratica do MIP – Manejo Integrado de Pragas por parte dos produtores.

Para controlar as pragas observadas, 67% dos agricultores afirmaram ter feito no máximo uma aplicação de inseticida recomendado para a cultura do milho semeado com a tecnologia Bt. Deste total, 31,4% não chegam a executar sequer uma aplicação do defensivo.

Ainda de acordo com os dados levantados durante o Circuito Tecnológico - Etapa Milho, é possível observar que mais de 80% dos produtores rurais adotaram área de refúgio. A medida consiste em uma porcentagem do total da área da lavoura plantada sem a tecnologia Bt, para evitar que as pragas se tornem resistentes ao cultivar.

“Os produtores precisam seguir as orientações para evitar que as tecnologias dos cultivares Bt tenham quebra de resistência e consigam barrar essas pragas. É importante fazer a rotação de cultivares dos vários tipos de tecnologia Bt, adotando a área de refúgio, por exemplo”, destacou Rafael Pitta, especialista em controle de pragas da Embrapa.

O Circuito Tecnológico - Etapa Milho é um evento realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa. O evento foi patrocinado pela Syngenta e Kleffmann e recebeu apoio do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias