Pesquisas

“Laboratórios são fundamentais no diagnóstico de Salmonella”, diz especialista do Freitag

Flavio Theilacker alerta que medidas de seguridade devem ser adotadas pelos setores na inspeção de alimentos e por toda a cadeia produtiva até o consumidor final


Publicado em: 20/04/2018 às 13:40hs

“Laboratórios são fundamentais no diagnóstico de Salmonella”, diz especialista do Freitag

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos patógenos mais hostis à saúde da população, a Salmonella é uma das principais bactérias causadoras de doenças por ordem alimentar do mundo. Por esse motivo, o papel dos laboratórios de análises ambientais, em toda a cadeia produtiva, é fundamental nesse trabalho de prevenção.

Um balanço divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, em maio de 2017, mostrou que a maior parte das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são causadas por ingestão de água ou alimentos contaminados. Em 90% dos casos apurados na pesquisa, há a presença de bactérias como E. Coli, S. Aureus e Salmonella. Outro dado significativo é da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que apontou que entre os anos 2000 e 2015, foram registrados 10.666 casos de doenças envolvendo a bactéria.

Segundo Flavio Theilacker, Coordenador Técnico do Freitag Laboratórios, a salmonelose é uma doença infecciosa resistente e de alta virulência, que pode espalhar-se rapidamente para outros órgãos do corpo, causando doenças graves como a febre tifoide, que pode levar à morte se não for tratada previamente. Mesmo com todos esses agravantes, ainda presenciamos muitos casos em todo o país, como aponta o levantamento do Ministério da Saúde. “Em muitos casos, a contaminação é resultante da imprudência por parte do setor, ou seja, podemos dizer que não houve cuidado ao utilizar uma técnica asséptica eficiente, ferramenta esterilizada, matéria prima (ração, água), em seu armazenamento ou até mesmo os operadores não tiveram treinamento da correta aplicação por parte operacional. Visto, é muito importante um controle de qualidade interno eficaz, e transparência em toda a cadeia alimentar do produtor até o consumidor”, explica o Coordenador Técnico do Freitag Laboratórios.

O especialista explica que controles microbiológicos devem ser feitos periodicamente com a ajuda de laboratórios de análises de alimentos, pois são responsáveis pela realização do diagnóstico e dos testes de identificação, utilizando normas internacionais vigentes, como por exemplo: ISO (Organization for Standardization), BAM/FDA, APHA, entre outras.

O coordenador explica que os principais cuidados a serem adotados pelos setores responsáveis no controle de contaminação envolvem medidas corretas de limpeza e higiene, desinfecção, controle de moscas, roedores e animais infectados. Além disso, ressalta a importância da eliminação de possíveis fontes de contaminação (principalmente esterco) em locais como fontes de água, estoques de alimentos e equipamentos.

“O consumidor não é capaz de identificar que o alimento está contaminado, esse diagnóstico só é possível por meio de análises laboratoriais. Logo, é indispensável que os setores responsáveis se assegurem da qualidade dos procedimentos de controle”, diz Theilacker.

Fonte: Mondoni Press

◄ Leia outras notícias