Frigoríficos e Abatedouros

JBS USA Carne Suína fecha acordo para adquirir unidade suína da Cargill

A JBS USA Carne Suína fechou um acordo para adquirir o negócio norte-americano de carne suína da Cargill, avaliado em US$ 1,45 bilhão


Publicado em: 03/07/2015 às 17:20hs

JBS USA Carne Suína fecha acordo para adquirir unidade suína da Cargill

A JBS USA Carne Suína fechou um acordo para adquirir o negócio norte-americano de carne suína da Cargill, avaliado em US$ 1,45 bilhão.  A conclusão da aquisição ainda está sujeita à análise e aprovação regulatória, que normalmente acompanha esse tipo de transação.  

"O acordo para a aquisição da operação suína da Cargill, anunciado hoje, é um investimento estratégico e de longo prazo no crescimento de nosso negócio nacional e internacional de carne suína, e mostra o nosso compromisso contínuo com o setor de produtos animais nos EUA", diz Martin Dooley, presidente e COO da JBS USA Carne Suína. "A transação consolidará a nossa posição entre os maiores produtores e fornecedores de todas as principais proteínas animais no mercado global, e aumenta as oportunidades para nossos produtores parceiros. O sucesso e a capacidade da equipe de carne suína da Cargill e seus produtores, além de sua liderança em áreas como bem-estar animal, exportação, produção de bacon e inovação, foram os principais fatores que motivaram a aquisição, e que deve ampliar a nossa capacidade de atender a base global e diversificada de clientes", completa o executivo.

A carne suína é a mais consumida no mundo, com uma previsão de crescimento de 40% na demanda, e a aquisição dos negócios de carne suína da Cargill pela JBS está em completo alinhamento com a estratégia de expansão e balanceamento do portfólio de produtos da empresa. A aquisição inclui duas unidades de processamento de carne, localizadas no Meio-Oeste, nas cidades de Ottumwa, Iowa, e Beardstown, Illinois. A Cargill comprou essas unidades em 1987 e, em 2014, elas processaram um total de 9,3 milhões de animais. A aquisição também inclui cinco fábricas de ração (duas em Missouri, uma no Arkansas, uma em Iowa e uma no Texas) e quatro fazendas de suínos (duas no Arkansas, uma em Oklahoma e outra no Texas).  

"A JBS e a Cargill possuem pontos fortes que se complementam no setor de carne suína. A união desses dois negócios promete um serviço melhor para o cliente e mais oportunidades para funcionários e produtores, além de ser uma fonte importante de proteína para consumidores do mundo inteiro", disse Todd Hall, vice-presidente sênior da Cargill.  "A JBS adotou uma postura profissional quando abordou a Cargill, demonstrando que a companhia está focada no crescimento dessa área de seus negócios com a intenção de concorrer melhor no mercado, além de estar disposta a investir no futuro.  A JBS está adquirindo um negócio com colaboradores e ativos da mais alta qualidade, e com um histórico comprovado de sucesso."

A JBS entrou no mercado norte-americano de carne suína em 2007 com a aquisição de Swift & Company, e seu desempenho gradativamente melhorou, transformando a unidade de carne suína da JBS em uma das líderes do mercado.  A companhia possui mais de 6 mil colaboradores e capacidade total de processar mais de 50 mil animais em suas unidades de Marshalltown, Iowa; Worthington, Minnesota; e Louisville, Kentucky. A JBS USA Carne Suína oferece uma ampla linha de marcas conhecidas como a Swift®, Swift Premium® e 1855®. Com a aquisição, a JBS USA Carne Suína estará melhor preparada para atender à demanda crescente no mundo inteiro por inovação e alta qualidade em produtos frescos e congelados de carne suína.

 

Fonte: Ketchum

◄ Leia outras notícias