Soja

Investir no enraizamento da soja permite incremento de até 20% na produtividade

A má nutrição vegetal e as adversidades climáticas sofridas, no Brasil, ao longo do ciclo de produção da soja, estão entre as causas da perda do potencial produtivo genético neste cultivo


Publicado em: 09/08/2016 às 08:15hs

Investir no enraizamento da soja permite incremento de até 20% na produtividade

Entre as alternativas para amenizar as perdas causadas pela seca e alcançar melhores resultados está o cuidado com o enraizamento. Estudo desenvolvido pela Alltech Crop Science, na Fundação Bahia da cidade de Luis Eduardo Magalhães, mostrou que a aplicação de produtos biotecnológicos que estimulam o sistema radicular contribuiu para um aumento de 20% na produtividade da área.

Segundo o engenheiro agrônomo, Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da empresa, isso é possível porque um bom enraizamento da soja traz diversos benefícios que impactam na produção. O primeiro deles é a maior absorção de água e nutrientes pelo vegetal. “Com uma raiz mais desenvolvida, a planta consegue buscar esses elementos mais profundamente no perfil do solo. Em momentos de veranico, com falta de chuva, quem investiu em enraizamento vai sentir menos esses impactos, pois ela vai explorar melhor o espaço físico do solo”, explica.

De acordo com o gerente, é possível alcançar este grau de enraizamento por meio do uso de nutrientes no tratamento de sementes, e precursores hormonais como os aminoácidos. Soluções utilizadas pelo produtor de soja Ademar Bedin, de Cristalina (GO), que há três anos tem optado por produtos naturais para amenizar as perdas causadas pela seca. “Foi possível um melhor enraizamento e, consequentemente, a planta ficou mais nutrida, apresentando maior resistência aos períodos sem chuvas. Com isso, tivemos uma produção melhor”, analisa.

O maior volume radicular também permite o aumento da formação de nódulos e, consequentemente, maior presença da bactéria Rhizobium, que se instala nas raízes da planta e captura o nitrogênio presente no ar, fornecendo o elemento à planta. Além disso, o engenheiro agrônomo destaca que diversos hormônios também são produzidos nessa região do vegetal, como as citocininas, que atuam diretamente nodesenvolvimento dos ramos laterais e na indução do florescimento da soja.

Treinamento gratuito

No dia 12 de setembro, a partir das 10h, a Alltech Crop Science promove um treinamento online gratuito com o objetivo de esclarecer aos produtores a importância de um sistema radicular desenvolvido no ciclo produtivo da soja. Com o tema “Cinco motivos para investir no enraizamento inicial da soja”, a palestra trará informações sobre a fisiologia do vegetal, os benefícios do bom enraizamento e as principais formas de alcança-lo. Além dos impactos na colheita.

Serviço

• Cinco motivos para investir no enraizamento inicial da soja

Palestrante: Fransérgio Batista

Data e horário: 12 de setembro, às 11h

Inscrição: https://goo.gl/VHPuKF

Fonte: Alltech Crop Science

◄ Leia outras notícias