Bovinos de Corte

Intercâmbio técnico promete alavancar a qualidade genética do rebanho leiteiro no Amazonas

Em uma missão técnico-empresarial, promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) em conjunto com o SEBRAE-AM, o presidente Muni Lourenço liderou uma comitiva de 25 pecuaristas amazonenses em visita a produtores de gado do estado do Acre e do próprio Sul do Amazonas


Publicado em: 18/09/2014 às 16:20hs

Intercâmbio técnico promete alavancar a qualidade genética do rebanho leiteiro no Amazonas

Em uma missão técnico-empresarial, promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) em conjunto com o SEBRAE-AM, o presidente Muni Lourenço liderou uma comitiva de 25 pecuaristas amazonenses em visita a produtores de gado do estado do Acre e do próprio Sul do Amazonas, que desenvolvem um programa de melhoramento genético da raça Girolando, para a produção de leite. Segundo Muni, esta visita foi fundamental para o futuro da pecuária de leite no Amazonas.

“Além do intercâmbio técnico, visando o aumento de produção da pecuária de leite, também concretizamos negócios, com a aquisição de matrizes leiteiras, de excelente genética, inseminadas com sêmem sexado de fêmea, que serão fundamentais para o melhoramento genético do rebanho de diversos municípios amazonenses, como Apuí, Autazes, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. A grande vantagem destas novilhas leiteiras é que são nascidas em nossa região, ou seja, já estão aclimatadas às nossas condições de clima, solo e manejo”, afirmou.

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), está apoiando a iniciativa a partir do compromisso do Secretário Valdenor Cardoso de viabilizar o transporte das matrizes até os municípios onde localizadas as fazendas dos produtores envolvidos na Missão.

A missão visitou duas fazendas: Santa Teresinha, em Rio Branco e Simonic, em Boca do Acre, ambas de propriedade do criador Sebastião Gardingo, promovendo um volume de negócios de aproximadamente 70 mil reais. “A expectativa é que os negócios decorrentes desta viagem gerem negócios da ordem de até R$ 1 milhão até o fim deste ano”, ressaltou Muni Lourenço.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEA/SENAR-AM

◄ Leia outras notícias