Bovinos de Corte

Inovações tecnológicas aumentam eficiência e produção em fazenda de confinamento

Carências do setor motivaram a Exacta Balanças a desenvolver soluções eficientes e rentáveis para Agropecuária Vista Alegre


Publicado em: 26/04/2017 às 15:20hs

Inovações tecnológicas aumentam eficiência e produção em fazenda de confinamento

Conciliar eficiência nos processos e rentabilidade é o sonho de qualquer pecuarista. Para conseguir tal objetivo é necessário buscar soluções tecnológicas que vão garantir que a fazenda opere com o máximo desempenho. Mas, o que parece sonho para uns já é realidade para outras propriedades que adotaram o modelo de pecuária de precisão e hoje colhem os frutos do sucesso. Como é o caso da Agropecuária Vista Alegre, localizada em Presidente Bernardes, no interior paulista que se destacada em sua região como referência em gestão.

A fazenda de produção intensiva de bovinos que investe de forma contínua em automação de processos, informatização e boas práticas de manejo, mantém mais de quinze mil animais alojados, produzindo mais de 230 mil quilos de ração diariamente para serem fornecidos para cerca de 120 lotes de animais. O que chama a atenção é que embora a operação seja de grande custo e complexidade, pois exige alto nível de precisão para garantir a formulação correta de diferentes receitas de ração, ela é realizada com sucesso por apenas três funcionários.

Segundo o zootecnista da propriedade, Paulo Sergio Fragnito, nem sempre a realidade da Agropecuária Vista Alegre foi assim. O novo modelo eficiente de gestão foi implantado há quatro anos, após a parceria com a Exacta Balanças, empresa com sede em Rancharia/SP e com polo desenvolvedor de produtos em Ribeirão Preto/SP, que embora há pouco tempo no mercado, já desenvolvia projetos modernos que iam de encontro as necessidades da propriedade.

“Na época, o que havia disponível para o controle de processos de uma produção intensiva de bovinos era muito limitado, as balanças para controle de pesagens em caminhões e controle de produção e distribuição de ração eram todas importadas, com pouco suporte técnico no País. Isto nos motivou a acreditar nas ideias inovadoras da Exacta Balanças, como criar em um único “hardware” um equipamento inteligente que recebesse e enviasse dados a um sistema de gerenciamento via comunicação sem fio; utilizasse de tecnologias para que a máquina e o operador conseguissem uma relação amigável; permitisse monitorar em tempo real o processo de produção e levasse precisão às tarefas de dosagens dos alimentos nas dietas do rebanho”, destaca Fragnito.

Um dos modelos desenvolvidos por meio da parceria é a balança para trato bovino EX3001L, que auxilia no gerenciamento ou controle dos processos de produção e distribuição de ração ao rebanho em confinamento. Embora seja novidade, o equipamento que será lançado oficialmente para o mercado durante a Agrishow, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), desde 2013 é testado exaustivamente na Vista Alegre, sendo submetido a diferentes condições de tempo, temperatura e outros fatores.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento da Exacta Balanças, Rodrigo Aznar, a balança facilita a programação de diferentes receitas de ração aos grupos de gado, em fases distintas de alimentação na propriedade. Isto é possível porque o equipamento armazena e permite a escolha de várias ordens de produção, que podem ser facilmente escolhidas na tela touch screen e executadas de maneira intercalada, otimizando a quantidade de “batidas” e tratos que o mesmo veículo consegue executar no mesmo dia.

As programações, tanto para a produção como para a distribuição de ração, podem ser diariamente corrigidas, tomando como base os desvios de peso registrados, previamente para cada curral. “Tanto a programação como a coleta de resultados, pode ser realizada todo dia, de forma rápida e simples, por meio de um pendrive (porta USB da balança). O mesmo pendrive é utilizado para salvar as ordens de produção planejadas na ferramenta exTrato (Software de Trato Bovino), também da Exacta, no computador pessoal ou servidor do técnico nutricionista. Além disso, o planejamento e programação através do uso da ferramenta é de fácil entendimento e flexível para atender diferentes realidades. Isto, associado também a tela touch screen da balança, economiza tempo e permite ações rápidas no dia a dia”, diz Aznar.

A união no trabalho das duas empresas também está possibilitando o desenvolvimento da ferramenta Gestão Exacta, um software de gestão completa da propriedade que abrange grande parte dos processos, entre eles: registro dos manejos, pesos dos animais, ocorrências sanitárias, registro de ingredientes e seus nutrientes bem como plano nutricional integrado a programação diária dos tratos do rebanho. “A ferramenta tem auxiliado para que os processos sejam conduzidos sem falhas de informações. Tudo isso permitiu hoje que implantássemos o conceito da Nutrição de Precisão, onde erros de receitas, desvios de pesagens, erros de distribuições de dietas aos animais, estão diminuindo continuamente, levando a uma maior produtividade e lucratividade”, afirma Fragnito.

Exacta Balanças – Empresa no segmento de balanças fundada em 2011 com soluções especiais para agropecuária e logística. Sediada em Rancharia, região oeste do Estado de São Paulo, e com polo desenvolvedor em Ribeirão Preto/SP, possui produtos inovadores onde a facilidade de integração de balanças especiais com sistemas de gestão (TI) são o principal diferencial. A Exacta foi uma das empresas selecionadas no programa de subvenção econômica a inovação PIPE/PAPPE 2015 dos órgãos de fomento à pesquisa e inovação Fapesp e Finep.

Fonte: RuralPress – Assessoria Especializada

◄ Leia outras notícias