Aquicultura e Pesca

Inovação na avicultura

Avicultor do sistema Aurora acompanha pela internet o rendimento de seus lotes


Publicado em: 03/07/2015 às 07:40hs

Inovação na avicultura

Desde o mês de maio deste ano, os 2.472 avicultores associados das 13 cooperativas agropecuárias que integram a Cooperativa Central Aurora Alimentos têm, a disposição, um novo recurso de gestão e controle de sua atividade econômica: o extrato eletrônico de pagamento de lotes entregues para abate e industrialização.

O diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, expôs que essa inovação atingiu a área de suínos em janeiro e, agora, chega aos criadores de aves, assegurando rapidez e transparência na relação entre os produtores cooperados, as cooperativas filiadas e a cooperativa central.

O acesso ao extrato eletrônico pelo avicultor é simples e ágil. Basta entrar no site da Aurora (www.auroraalimentos.com.br) e clicar em Portal Aurora. Na sequência, será necessário preencher dois campos: o do usuário (neste, basta digitar o CPF) e o da senha (aqui, basta inserir a matrícula do produtor). Em seguida, abre-se a tela de acesso ao extrato de pagamento de lotes de aves. Na respectiva linha, o produtor deve clicar em “visualizar”.

Assim, surgirá o mapa demonstrativo da produção, com todas as informações necessárias, como: dados do produtor, dados do alojamento, dados da entrega dos lotes de aves no frigorífico, dados técnicos e cálculos, controle sanitário, quantidade de animas entregues, peso e valor pago pelo lote.

A integração avícola representa uma parceria através da qual a Aurora entrega os pintinhos, as rações e outros insumos para o criador em sua propriedade rural onde os animais serão terminados (engordados), recebendo uma remuneração de acordo com o nível de eficiência obtido entre conversão alimentar, mortalidade e peso.

Zordan enfatiza que o extrato eletrônico torna-se um documento de elevada importância para criadores e indústria. Observa que a base produtiva da Aurora na área de aves é formada por 2.472 produtores rurais cooperados que possuem e operam 3.227 aviários e, através deles, entregam mais de 215 milhões de cabeças de frango industrial de corte por ano para abate. Essa grande massa de matéria-prima alimenta oito plantas industriais e requer recursos avançados de processamento eletrônico de dados para o adequado registro, controle e gerenciamento.

O diretor da Aurora antecipa que está prevista a adoção de sistema semelhante para o controle da produção integrada de creche.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias