Logística e Transporte

INFRAESTRUTURA: Secretaria de Portos libera construção de novo terminal de grãos em SC

A Secretaria Especial de Portos da Presidência da República liberou nesta quinta-feira (11/09) a construção, pela iniciativa privada, do novo terminal de granéis (TGSC) ao lado do porto público de São Francisco do Sul (SC)


Publicado em: 16/09/2014 às 12:10hs

INFRAESTRUTURA: Secretaria de Portos libera construção de novo terminal de grãos em SC

A Secretaria Especial de Portos da Presidência da República liberou nesta quinta-feira (11/09) a construção, pela iniciativa privada, do novo terminal de granéis (TGSC) ao lado do porto público de São Francisco do Sul (SC). Deverão ser investidos R$ 600 milhões na estrutura, que terá capacidade de movimentar 10,5 milhões de toneladas e armazenar até 275 mil toneladas de grãos por ano, principalmente milho e soja, de acordo com comunicado divulgado pela Secretaria Executiva de Articulação Nacional de Santa Catarina.

Obras - A previsão é que as obras do terminal possam começar em um mês, logo após a publicação do decreto de utilidade pública assinado pela presidente Dilma Rousseff e da expedição da licença ambiental de instalação do Instituto do Meio Ambiente (Ibama). O prazo máximo para conclusão dos trabalhos é de 24 meses.

Investimento - De acordo com a secretaria catarinense, o projeto do TGSC é um investimento da LogZ, Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful. Está prevista a construção de dois berços, totalizando 453 metros de cais com calado natural de 14 metros. O berço externo contempla quatro torres fixas para a exportação, enquanto o berço interno poderá fazer tanto exportação quanto importação.

Interligação - Além disso, o projeto contará com infraestrutura capaz de interligar o terminal com os armazéns vizinhos. Atualmente, o porto de São Francisco do Sul responde por 11% das exportações nacionais de grãos, percentual que deverá duplicar após o início da operação do novo terminal, afirma a secretaria.