Brasil

Índice de commodities agrícolas da Bahia registra alta nos preços

Índice de Commodities Agrícolas da Bahia (Icab-SEI) acompanhado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan) registrou em março sua quinta alta consecutiva, com taxa de 2,4% acima do mês anterior


Publicado em: 24/04/2014 às 11:30hs

Índice de commodities agrícolas da Bahia registra alta nos preços

O indicador chegou aos 110,8 pontos, sendo que seis dos dez produtos agrícolas que compõem o índice tiveram alta nos preços, outros três registram queda, e somente o milho permaneceu com o mesmo preço do mês de fevereiro.

A elevação acorreu devido à continuidade do aumento do café, mamão, manga e uva, além da alta mensal do feijão e da laranja. Algodão, cacau e soja apresentaram queda em seus preços. Entretanto, na comparação com fevereiro de 2013, o Icab apresentou uma queda de 24,76%.

O feijão apresentou forte alta em seu preço (78,28%). Os bons resultados da terceira safra de 2013 parecem não ter conseguido segurar a demanda pelo produto. Algumas regiões produtoras do Brasil passam por condições climáticas adversas, o que, consequentemente, provoca redução da oferta. Mas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, existe um queda no preço de 48,62%.

Os preços do café aumentaram novamente no mês de março, chegando a R$ 405,00 por saca (60 quilo). O produto continua a escalada de alta de preço, subindo em 31,57% seu preço em março. Isso se dá pela continuidade da falta de chuvas que as regiões produtoras têm enfrentado. A perspectiva dos produtores é que o preço aumente ainda mais, por perdas na produção. Outra prova disso é que, na comparação com o igual período de 2013, a alta é de 35,75%.

Algodão

O algodão, tudo indica, estabilizou seu preço, já que o mês de março registrou queda de 1,22%. A tendência é que esse preço caia ainda mais, pois a colheita do algodão da safra 2014 já começou. Entretanto, na comparação com março de 2013, o preço encontra-se em alta, com aumento de 18,22%.

Fonte: Bahia Econômica

◄ Leia outras notícias