Assuntos Jurídicos

Incra firma acordo para levar serviços a agricultores e assentados em Tarumirim (MG)

Incra firma acordo de cooperação técnica com prefeitura de Tarumirim (MG) para instalar Sala da Cidadania no município. O extrato da parceria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (23)


Publicado em: 24/07/2014 às 15:40hs

Incra firma acordo para levar serviços a agricultores e assentados em Tarumirim (MG)

Nesta semana, um servidor do Incra está no município para capacitar servidores da prefeitura que prestarão atendimento ao público.

Os agricultores familiares e assentados inadimplentes, até 30 de abril de 2008, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderão renegociar suas dívidas por meio da Sala de Tarumirim até 30 de outubro. O prazo que era até o final de junho foi estendido neste mês pelo Conselho Monetário Nacional.

O espaço vai recepcionar a renegociação das dívidas e prestar outros serviços. O assentado poderá fazer a liquidação ou renegociação da dívida, sem precisar ir à Superintendência Regional mais próxima ou a uma agência do banco. O sistema vai calcular o valor a ser pago na liquidação ou parcelamento e emitir imediatamente o boleto bancário ou contrato de renegociação.

Além da renegociação de dívidas, o assentado poderá fazer sua atualização cadastral, além de acessar serviços como INSS, Receita Federal e outros. A Sala da Cidadania poderá ser acessada de qualquer lugar. Para isso, basta que o assentado tenha dados de acesso, como o CPF e o número de inscrição do imóvel. Porém algumas funções do sistema só podem ser acessadas através das salas da cidadania por meio dos servidores designados para operar o sistema, mediante senha de acesso.

A Sala da Cidadania pode ser implantada nos municípios que contam com Unidade Municipais de Cadastro (UMCs), nas Unidades Avançadas do Incra, e, também, nas prefeituras, sindicatos, cooperativas e municípios com grande número de projetos de assentamentos e que queiram fazer parceria com a autarquia. Os parceiros vão colocar à disposição do público uma sala e ceder um servidor, que será capacitado pelo Incra, para operar o sistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra/MG

◄ Leia outras notícias