Setor Sucroalcooleiro

Importação de açúcar pela China mais que triplica em julho

Os preços internacionais de referência do açúcar Sbc1 caíram cerca de 4 por cento até agora este ano, devido a um excesso da oferta mundial, impulsionando as compras pelo segundo maior consumidor mundial do adoçante


Publicado em: 22/08/2014 às 16:20hs

Importação de açúcar pela China mais que triplica em julho

As importações de açúcar pela China mais do que triplicaram em julho em relação ao mês anterior, para 280 mil toneladas, com operadores aproveitando os preços globais mais baixos, mas a pressão dos estoques domésticos tende a manter as importações totais no ano abaixo dos níveis recordes de 2013.

Os preços internacionais de referência do açúcar Sbc1 caíram cerca de 4 por cento até agora este ano, devido a um excesso da oferta mundial, impulsionando as compras pelo segundo maior consumidor mundial do adoçante.

"Os preços no primeiro semestre não estavam tão baixos, por isso eles estão tentando recuperar o atraso agora", disse a fonte de uma trading com sede na China. Ele não quis ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Cerca de 1 milhão de toneladas de açúcar adicionais devem chegar no período de agosto a outubro, disse Zhan Xiao, analista da Xinhu Futures.

A maior parte dos embarques virá do Brasil, mas fortes descontos para o açúcar tailandês também têm atraído compradores nas últimas semanas, disse o operador.

A safra recorde na Tailândia neste ano e competição de outros exportadores forçou o país a reduzir seus preços.

Ainda assim, as importações não vão chegar aos níveis recordes do ano passado, com os preços domésticos recentemente caindo drasticamente e reduzindo o apelo por açúcar do exterior.

Os desembarques do último mês foram bem abaixo do nível de julho de 2013, de cerca de meio milhão de toneladas.

O total das importações em 2014 está previsto para atingir 3,4 milhões de toneladas, disse Zhan, acima das estimativas de cerca de 2,5 milhões de toneladas do início deste ano, mas muito abaixo das 4,5 milhões de toneladas do ano passado.

"A principal razão é o amplo estoque. A China ainda tem 3 milhões de toneladas deaçúcar antigo que não foi vendido", disse ele.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias