Gestão

IICA e Banco Mundial promovem maior aproximação para dar impulso a iniciativas de desenvolvimento rural

A instituição multilateral de crédito destinou US$ 7 bilhões para iniciativas de desenvolvimento agropecuário e rural no último ano


Publicado em: 12/07/2018 às 12:40hs

IICA e Banco Mundial promovem maior aproximação para dar impulso a iniciativas de desenvolvimento rural

A crescente inserção do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nas iniciativas apresentadas por diferentes países ao Banco Mundial nas áreas de desenvolvimento rural, gerenciamento de recursos hídricos, mudança climática, gênero e emprego promoverá uma maior interação entre os dois organismos. O Banco Mundial destina cerca de 10% de sua carteira global de empréstimos ao fomento do desenvolvimento agropecuário.

A previsão foi feita pelo economista-chefe do Departamento de Agricultura do Banco Mundial, Diego Arias, durante uma sessão de trabalho com especialistas do IICA na qual discutiram estratégias para aumentar as alianças entre o instituto e a entidade de financiamento.

"O IICA e o Banco Mundial têm uma relação próxima, mas poderia ser muito mais profunda e aumentar o número de países com os quais colaboramos . Devemos ser mais consistentes, mais estáveis, contar com uma metodologia de trabalho conjunto", comentou Arias ao final de três dias de visita à Costa Rica.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, afirmou que, "no leque de alianças estratégicas, o Banco Mundial é uma instituição-chave e, devido às complementaridades existentes, é possível projetar uma relação sinérgica e de longo prazo". A instituição multilateral de crédito destinou, no último ano fiscal, cerca de US$ 7 bilhões para o fomento do desenvolvimento agropecuário e rural.

Arias solicitou do IICA o seu conhecimento em todas as etapas de desenvolvimento de iniciativas, de maneira a contribuir de forma integrada com os esforços de ambas as instituições.

Apontou que "o Banco Mundial administra fundos de investimento, e o IICA trabalha com relações governamentais e com outros parceiros estratégicos que são de grande valor". Arias também assinalou que tanto o Banco Mundial como o IICA trabalham de forma inovadora sobre temas importantes, o que facilita a transmissão de uma visão conjunta aos governos e parceiros estratégicos.

O economista, que atua na sede do Banco Mundial, em Washington, também introduziu a metodologia "Design Thinking", que se propõe a encontrar soluções inovadoras para um problema específico durante o processo de formulacão de projetos, em uma oficina na sede central do IICA, em José, Costa Rica.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias