Gestão

Horticultores buscam as melhores tecnologias ao redor do mundo

Expedições técnicas ganham espaço entre produtores e são alternativas para troca de experiências e melhorias no mercado


Publicado em: 11/07/2018 às 13:40hs

Horticultores buscam as melhores tecnologias ao redor do mundo

As viagens técnicas entraram de vez no dia a dia do agricultor como forma de especialização e troca de conhecimentos. São roteiros criados por especialistas, que percorrem áreas rurais e produtivas, sempre com um foco definido. Um grupo de horticultores do interior de São Paulo já está com a sua próxima viagem marcada, tendo como destino a feira PMA Fresh Summit, que acontecerá em outubro, em Orlando/Flórida. É o maior evento de compradores e fornecedores para o mercado de frutas, verduras e legumes dos Estados Unidos, com mais de mil expositores de 60 países.

Mas o grupo não visitará somente a PMA Fresh Summit. Considerada uma das principais regiões agrícolas dos Estados Unidos, Orlando tem muito mais a oferecer aos viajantes. Em busca de aprender novas técnicas e modos de produção e aprimorar a qualidade das hortaliças produzidas no Brasil, o grupo visitará fazendas produtoras e áreas de pós-colheita e ainda terá a oportunidade de acompanhar a seleção, embalagem, armazenamento, distribuição e comercialização dos produtos.

“O setor de horticultura tem conseguido driblar a crise a apresentar bons resultados na cadeia produtiva brasileira, mas ainda há desafios constantes enfrentados pelo produtor”, comenta Fabio Torquato, diretor da AgroTravel, empresa responsável pelo roteiro. “São desafios que nascem no plantio e vão até a mesa do consumidor. Isso porque a perda no transporte e armazenamento das frutas e hortaliças ainda é uma realidade no Brasil que precisamos enfrentar”, completa.

As viagens técnicas visam aumentar o conhecimento e trazer possíveis soluções para esses e outros problemas, além de apresentar as novidades do mercado externo, principalmente de lugares-chave, como a Flórida.

Novos roteiros de horticultura

As viagens continuam no segundo semestre de 2018 e há diversas expedições técnicas agendadas para o mercado de horticultura.

Ainda em outubro, a AgroTravel Viagens Técnicas programa mais uma missão na Espanha, onde os agricultores visitarão áreas produtoras de hortícolas. Eles acompanharão a distribuição e comercialização dos produtos e também a Feira Fruit Attraction, em Madri, que espera 70 mil visitantes na edição deste ano e contará com 1,6 mil expositores.

Em novembro, outra missão técnica está programada para um dos principais países exportadores de frutas do mundo e também um importante produtor de hortaliças – o Chile. Em seguida, a expedição parte para Israel (dezembro), onde acontecerá a Israel Agro Experience, que apresentará aos produtores brasileiros um panorama geral sobre a agricultura no país e mostrará as principais tecnologias agrícolas desenvolvidas, além de incorporar o conhecimento dos centros de pesquisa e inovação voltados à produção rural.

No início do próximo ano, em fevereiro, o destino será a Alemanha, sede de duas importantes feitas do setor: a Fruit Logística, em Berlim, o maior e mais importante evento da horticultura mundial, e a Biofach, em Nuremberg, principal feira de produtos orgânicos do mundo.

Fonte: AgroTravel

◄ Leia outras notícias