Certificação

Halal conectando o mundo através do MyHA 2018

Convenção reuniu líderes da indústria halal global, autoridades religiosas e profissionais do setor


Publicado em: 16/04/2018 às 15:40hs

Halal conectando o mundo através do MyHA 2018

A Malásia Halal Assembly Internacional (MyHA – Assembleia Internacional Halal) é um congresso que tem como objetivo compartilhar ideias sobre como impulsionar a certificação Halal para melhorar a indústria global Halal. O evento aconteceu, entre os dias os dias 26 de março a 3 de abril de 2018, no Le Méridien Hotel, na cidade de Putrajaya, Malásia e realizado pelas Instituições Superiores da Malasia e pela JAKIM Halal Hub Officers – Departamento de Desenvolvimento Islâmico da Malásia e responsável pelos assuntos islâmicos.

Para Ali Saifi, diretor da Cdial Halal, referência mundial em certificação de produtos halal, este evento é de extrema importância por ser considerado referência mundial em competência, credibilidade e de muito profissionalismo. “Nossa equipe teve a oportunidade de se reunir e trocar experiências com diversos integrantes do mundo halal, inclusive auditores e autoridades relevantes neste segmento” comenta Saifi.

A equipe brasileira da Cdial Halal, estava presente através de seus representantes Uthman Wahdan, engenheiro Químico e Omar Chahine, biomédico e auditor técnico. Eles participaram de diversos eventos, workshops e treinamentos para ampliar ainda mais os conhecimentos neste mercado que, segundo relatório divulgado pelo Centro de Desenvolvimento da Economia Islâmica de Dubai (DIEDC), mostrou que o gasto muçulmano com a economia Halal atingiu US$ 2 trilhões em 2016, representando 11,9% das despesas globais.

A Malásia, por exemplo, com uma população de quase 31 milhões de pessoas, dispõe de uma das economias mais competitivas do mundo. Hoje é a sexta na Ásia e 14ª no mundo. Este ano, a previsão é crescer 5,4% no Produto Interno Bruto (PIB), impulsionado principalmente pela demanda doméstica, que deverá crescer 5,2%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica da Malásia (MIER).

A Malásia é um país muito peculiar e com altos investimentos. Em torno de 60% da população da Malásia é muçulmana, recebe mais de cinco milhões de turistas muçulmanos por ano e o poder de compra é um dos mais altos da Ásia. De acordo com Diário del Exportador, o valor de exportação halal da Malásia ultrapassa nove milhões de dólares.

Entenda a programação:

Entre os dias 26 a 30 de março aconteceu o Halal Professional Board (Conselho Profissional Halal) e destacou o seguinte curso: Executivo Halal. Este curso será obrigatório, em breve, para todos os executivos da Halal sob a Certificação Halal da Malásia. O objetivo principal do treinamento foi aumentar a competência dos executivos Halal e dos auditores internos Halal.

Chahine e Uthman, da Cdial Halal, participaram do curso “ Executivo Halal”, baseado em alguns assuntos referentes ao processo halal como: manual e administração de registros; administração do programa do comitê interno; garantia da qualidade; facilitação de auditoria interna e administração de processos de certificação.

Entre os dias 1 e 2 de abril, aconteceu o 2º Programa Internacional de Desenvolvimento de Capacidades Técnicas halal, International Halal Technical Capacity Development Programme (IHTCDP) é voltado para os participantes globais do setor ao longo da cadeia de suprimentos halal. Os objetivos foram atualizar os participantes com novos padrões halal e emergentes; abordar sobre como gerenciar a inovação e a disponibilidade desafiadora de matérias-primas, além de apresentar aos participantes do setor os parâmetros técnicos halal da Certificação Halal da Malásia.

Simultaneamente aconteceu a 9ª Convenção Halal de Certificação de Órgãos, Halal Certification Bodies Convention (HCBC) que trouxeram o seguinte tema - “Halal Connecting the World”(Halal conectando o mundo). A HCBC, realizada, entre os dias 1 e 2 de abril, foi uma convenção que reuniu líderes da indústria halal global, autoridades religiosas e profissionais halal, para fornecer insights sobre a indústria. Este ano, a convenção esteve discutindo os últimos acontecimentos e a direção da Malásia Halal, juntamente com o mais recente desenvolvimento da indústria halal como um todo. O auditor e biomédico Omar Chahine marcou presença no treinamento sobre ás aquisições para o certificado halal para a indústria de fármacos e cosméticos. Já o engenheiro Uthman Wahdan esteve no curso de indústria logística.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias