Gestão

GTPS discute como disseminar boas práticas tecnológicas para os pecuaristas durante Seminário em São Paulo-SP

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) em parceria com o Grupo Agroconsult promoveram a palestra “A pecuária está preparada para o futuro?”, no dia 16 de agosto, em São Paulo-SP


Publicado em: 24/08/2016 às 08:30hs

GTPS discute como disseminar boas práticas tecnológicas para os pecuaristas durante Seminário em São Paulo-SP

Os cerca de 150 participantes tiveram a oportunidade de refletir e sugerir propostas sobre os principais entraves para o desenvolvimento da pecuária, como segurança jurídica, acesso ao crédito, acesso a tecnologia e gestão.

“Muitos perguntam: ‘por que trabalhar capacitação e intensificação se nos últimos 15 anos esses itens já estão aumentando gradativamente?’ e a resposta é simples: grande parte da classe média produtora está ficando de fora desses processos e são esses pecuaristas que queremos atingir por meio dos nossos projetos”, ressalta o primeiro palestrante do evento, o Presidente do GTPS, Fernando Sampaio.

Em seguida, o Coordenador de Pecuária da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, apresentou os levantamentos obtidos durante o Rally da Pecuária deste ano. “A amplitude da pecuária no Brasil é extremamente elevada. O pacote tecnológico atualmente disponível não é totalmente utilizado nas propriedades. Temos uma média de produtividade de 10 arrobas por hectare/ano, sendo que 58% dos produtores estão abaixo dessa faixa de produtividade”, destaca.

Para abordar o tema “Pasto X Soja: quem ganha? – O caso do bioma Cerrado”, o sócio-diretor da Agrosatélite, Bernardo Rudorff, mostrou os resultados comparativos entre a produção de soja e a produção pecuária no Cerrado brasileiro.

A última palestra foi ministrada pelo sócio diretor do Grupo Agroconsult, André Pessôa, que questionou quais resultados esperar da intensificação sustentável. “Pelos dados do Rally, 50 mil produtores estão operando com produtividade, no mínimo, duas vezes e meia a mais que a média nacional e, cerca de 250 mil estão em risco de serem excluídos pela intensificação tecnológica dos mais eficientes. É nesse segundo grupo que devemos nos atentar e focar nosso trabalho”, comenta.

Para finalizar, houve um debate entre os palestrantes e os convidados, que analisaram os temas discutidos e informações apresentadas.