Aveia, Trigo e Cevada

Grão de má qualidade torna a safra de trigo a pior dos últimos 10 anos no RS

Agricultores gaúchos colhem últimas lavouras de trigo e resultado é ruim. Geada e chuva em excesso prejudicaram o desenvolvimento do grão.


Publicado em: 25/11/2015 às 15:00hs

Grão de má qualidade torna a safra de trigo a pior dos últimos 10 anos no RS

Os agricultores gaúchos colhem as últimas lavouras de trigo e os resultados não são satisfatórios. De acordo com a Emater, a má qualidade do grão faz desta a pior safra dos últimos dez anos no estado.

A previsão era de que o Rio Grande do Sul produzisse dois milhões de toneladas de trigo nesta safra, mas pelo segundo ano consecutivo, os produtores acumularam perdas. Cerca de 90% das lavouras já foram colhidas.

Com a colheita chegando ao fim, as previsões de quebra na safra se confirmam. É que a geada e o grande volume de chuva nesse inverno prejudicaram o desenvolvimento do grão. Por isso, a quantidade e a qualidade exigidas no mercado não foram atingidas.

“Provavelmente ele vai ter uma queda de peso, consequentemente a qualidade industrial para a panificação, que é o que dá o preço do trigo, vai ser bem prejudicada”, explica Adriano Nunes de Almeida, engenheiro agrônomo.

Teve muito agricultor, como Ângelo Becari, que não conseguiu vender a produção. O pouco que colheu, estocou em casa.  O cereal, que deveria trazer lucro, virou um farelo que, depois de misturado com milho e aveia, serve de alimento para o gado. “É a única alternativa agora. Porque os cerealistas não receberam, porque não deu PH suficiente. Eles disseram que nem para a ração, mas para minha ração tendo volume já satisfaz”.

De acordo com a Emater, um levantamento parcial indica que metade da safra de trigo está comprometida.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias