Orgânico

Governo Geraldo Alckmin incentiva a produção orgânica paulista

O Governo do Estado de São Paulo apoia a produção e o consumo de produtos orgânicos, promovendo uma agricultura ambiental e socialmente sustentável


Publicado em: 19/09/2017 às 15:40hs

Governo Geraldo Alckmin incentiva a produção orgânica paulista

O Governo do Estado de São Paulo apoia a produção e o consumo de produtos orgânicos, promovendo uma agricultura ambiental e socialmente sustentável, ao levar alimentos de qualidade ao consumidor e propiciar maior geração de renda no campo “Os alimentos orgânicos são importantes porque garantem a saúde das pessoas, além de agregarem valor e melhorarem a renda dos pequenos produtores”, afirmou Alckmin.

Com o objetivo de fornecer apoio a toda a cadeia de produção e consumo na adoção de um sistema com base nos princípios da agroecologia, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento atua em diversas frentes, em parceria com a Pasta do Meio Ambiente e outras entidades como o Instituto Kairós e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), para efetivar a Transição Agroecológica, tornando a produção orgânica em até cinco anos.

No site Transição Agroecológica, que pode ser acessado neste link, é possível consultar as diretrizes e boas práticas para tornar a produção orgânica, como conservação do solo e o controle da erosão, aumento da utilização de materiais orgânicos, manejo ecológico de pragas e doenças, adequação ambiental da propriedade e correta destinação de dejetos e resíduos sólidos, entre outros itens.

“O site é uma importante ferramenta para os agricultores que buscam se adaptar às práticas e proporciona segurança aos consumidores e aos estabelecimentos comerciais sobre os produtos que estão adquirindo”, destacou o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura, José Valverde Machado Filho.

A iniciativa contou ainda com a capacitação dos técnicos da Pasta agrícola que atuam nas Coordenadorias de Desenvolvimento dos Agronegócios e de Assistência Técnica Integral (Cati) e na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), sobre o processo de “Transição Agroecológica”. As orientações também estão sendo transmitidas aos professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza, de forma a alcançar a nova geração da agricultura.

O apoio da Secretaria de Agricultura à produção orgânica também é realizado por meio da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, composta por membros do setor produtivo e do poder público. De acordo com o Programa São Paulo Orgânico, houve um aumento de 16,9% em 2016 no número de produtores orgânicos no território paulista, em comparação com o ano de 2015. O Programa de Capacitação dos Agentes do Agronegócio Paulista, uma iniciativa do governo paulista sob a gestão da Secretaria de Agricultura, capacita os agricultores com conhecimentos e tecnologias para uma agricultura sustentável.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância das ações da Pasta para uma produção agropecuária mais sustentável nos dias atuais. ‘’Uma pauta atual na produção agropecuária é a necessidade de ter uma proposta que seja ambientalmente correta, mostrando que a produção e a preservação ambiental podem ser mutualmente harmônicas”, disse.

Bom Preço do Agricultor

Com um olhar voltado à segurança alimentar da população, o governo paulista, sob a ação da Secretaria, incentiva a Feira de Orgânicos do Projeto Bom Preço do Agricultor, na Zona Sul da cidade - ao lado da estação Jabaquara do Metrô da capital paulista, todas as sextas-feiras, das 15h às 20h, com entrada gratuita. O objetivo é atender à crescente demanda por orgânicos e oferecer um produto mais acessível, adquirido diretamente do produtor e sem a ideia de que são itens de elite, muito caros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

◄ Leia outras notícias