Governo

Governo diz que Comércio Exterior é prioridade

Monteiro explicou que os Estados Unidos estão no centro da estratégia comercial brasileira por razões históricas


Publicado em: 30/06/2015 às 12:10hs

Governo diz que Comércio Exterior é prioridade

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, falou da importância econômica do estreitamento dos laços comerciais entre os EUA e o Brasil. Para ele, no atual momento de ajuste fiscal pelo qual passa o País, o comércio exterior é, “indiscutivelmente, um canal prioritário” para o Brasil.

O ministro, que lançou na quarta-feira (24) o Plano Nacional de Exportações do governo federal, detalhou a política de expansão do setor nos Estados Unidos e em outros blocos econômicos. Com a alta do dólar, o câmbio oferece, segundo o ministro, uma grande oportunidade para o comércio brasileiro.

Monteiro explicou que os Estados Unidos estão no centro da estratégia comercial brasileira por razões históricas, mas, sobretudo, pelo fato de o fluxo de exportações brasileiras possuir alto valor agregado.

No ano passado, o comércio entre os dois países rendeu U$ 62 bilhões. Do total, as exportações geraram U$ 27bilhões, U$ 17 bilhões de produtos manufaturados, o que faz dos Estados Unidos o segundo maior parceiro comercial e o primeiro destino de produtos manufaturados do Brasil.

Armando Monteiro ressaltou a importância da consolidação de um ambiente favorável aos negócios com maior convergência regulatória. “As barreiras que mais dificultam o comércio não são as barreiras tarifarias. Por isso, propomos, em fevereiro, uma agenda de harmonização de normas técnicas para ampliar o acesso de produtos brasileiros”, disse.

A estratégia deverá aumentar a atração de investimentos dos norte-americanos no Brasil. Monteiro lembrou que os Estados Unidos são a nação que mais investe no País citando os R$ 130 bilhões de dólares de estoque de investimentos diretos. “Vamos conversar com empresários com interesse em investir na área de infraestrutura”.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias