Governo

Governador de MT reforça críticas à taxação do agro

No Congresso da Abag, Pedro Taques disse mercado deve regular a atividade exportadora no setor


Publicado em: 11/08/2016 às 09:00hs

Governador de MT reforça críticas à taxação do agro

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, disse, nesta segunda-feira (8/8) ser contrário a qualquer tipo de legislação que limite as exportações de produtos agrícolas do Brasil. Ele participou do Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag, em São Paulo (SP).

Em entrevista coletiva, Taques disse que o próprio mercado deve ser um regulador dos negócios. “Nós vivemos em um país que preserva a iniciativa privada. Não cabe um Estado que se diz democrático querer limitar a exportação para resolver seus assuntos internos”, afirmou.

A possibilidade de taxação de exportações de produtos agrícolas tem sido criticada também por lideranças do setor. Um dos argumentos do governo federal é o de que o tributo teria como finalidade a equalização das contas da Previdência Social, altamente deficitárias.

No final de julho, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram com o ministro da Cava Civil, Eliseu Padilha, e manifestaram sua posição contra esse tipo de medida. De acordo com a entidade, a resposta foi a de ouvir e analisar as justificativas do setor.

Commodities

Questionado sobre a relevância dos produtos básicos na pauta de exportações do Brasil, Taques disse não ser uma vergonha o país ser exportador de commodities. No entanto, destacou que há uma necessidade de agregar valor à produção brasileira.

No caso de Mato Grosso, ele mencionou como um dos principais entraves a questão logística, já que o Estado, maior produtor nacional de grãos, fica longe dos mercados consumidores. Listou também o alto custo de energia e a escassez de mão de obra qualificada.

Impeachment

Em relação ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, Taques afirmou que foi o primeiro governador de Estado a defender a saída da petista. Segundo ele, Dilma falhou na condução do Estado brasileiro e “esse é o preço que se paga”.

O governador de Mato Grosso disse ainda que a troca de governo, mesmo com Michel Temer ocupando o Palácio do Planalto interinamente, já trouxe uma melhora na confiança. No entanto, destacou que as mudanças na política do país não se limitam a tirar do poder a presidente da República.

“Com o impeachment, a ideia é de que as coisas melhorem, mas há desafios a serem superados. É o mesmo Congresso, são os mesmo deputados”, disse Taques.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias