Gestão

Gestão Integrada do Agronegócio é tema de reunião na Seagro

O objetivo é que seja formado um grupo gestor Nugeoti para que seja alimentado com informações dos órgãos: Seagro, Adapec, Itertins e Ruraltins


Publicado em: 23/04/2014 às 16:40hs

Gestão Integrada do Agronegócio é tema de reunião na Seagro

A apresentação do Núcleo de Geoprocessamento e Tecnologia da Informação (Nugeoti) foi o tema da reunião que ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 22, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em Palmas. O Núcleo tem como objetivo a sistematização das informações estatísticas e geoespaciais para a produção e gestão de dados do meio rural. Participaram do encontro, representantes técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), além de técnicos da Seagro.

Segundo a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Stefanello, o objetivo é que seja formado um grupo gestor Nugeoti para que este seja alimentado com informações dos quatro órgãos: Seagro, Adapec, Itertins e Ruraltins. “É importante que estes órgãos trabalhem de forma conjunta para compilar dados que serão de grande valia no futuro”, explicou Angelina.

Na ocasião, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, ressaltou a utilidade desta iniciativa. “Com esta ferramenta, não só os produtores, como também estudantes e técnicos, terão acesso à informação de qualidade”, afirmou.

De acordo com Angelina, as informações serão disponibilizadas por meio do Sistema de Gestão Integrada do Agronegócio (GIAgro), a previsão é que o site esteja funcionando para pesquisas em 2015. “O objetivo é promover uma integração interinstitucional que possibilite também a integração do meio rural”, acrescenta.

Para o assessor de planejamento do Ruraltins, Ademieux Santana, as informações também serão úteis para os próprios órgãos que compõem o núcleo. “As informações disponibilizadas podem ser utilizadas para planejar as nossas próprias ações”, relatou o técnico.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias