Bovinos Leite

GENEX lança catálogo leite europeu 2018 e inova com ICC$ para o Jersey

Índice é o primeiro focado na qualidade e rentabilidade de leite na indústria, específico para a raça


Publicado em: 20/03/2018 às 18:00hs

GENEX lança catálogo leite europeu 2018 e inova com ICC$ para o Jersey

A GENEX (antes CRI Genética Brasil), uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, acaba de lançar o novo Catálogo Leite Europeu 2018, que traz detalhes da coleção de touros selecionados, oriundos dos mais respeitados plantéis dos EUA. Além de novos touros, a empresa inova ao apresentar o ICC$ para o Jersey, composto por três subíndices específicos para a raça, voltados para a qualidade e rentabilidade de leite na indústria, únicos no mercado.

O gerente de produto leite da GENEX, Bruno Scarpa Nilo, explica que o Índice da Vaca Ideal (ICC$) Jersey é uma ferramenta para o ranqueamento de touros da raça e é baseado em indicadores econômicos em tempo real e princípios científicos para atender às demandas dos produtores, composto pelos subíndices: Rendimento Queijo (ChMAX$), Fertilidade (FERT$) e Sustentabilidade (SUST$).

“Após pesquisa realizada com alguns dos maiores e mais prósperos rebanhos Jersey dos EUA, ficou claro que um índice mais completo e focado exclusivamente na seleção genética da raça para rebanhos com foco em rentabilidade, era desejado. Estes rebanhos Jersey estão direcionando sua seleção genética para três áreas de melhoramento: produção, sustentabilidade e fertilidade”, detalha Scarpa Nilo.

O ICC$ - Índice da Vaca Ideal foi lançado em 2014 e concebido originalmente para o gado Holandês, para reproduzir a rentabilidade e eficiência de produção utilizando indicadores econômicos em tempo real e dados genéticos científicos, com o objetivo de alcançar a vaca ideal. Para o gado Holandês temos os subíndices:Saúde (HLTH$), Fertilidade e Fitness (FYFT$), Habilidade de Parto (CABL$), Eficiência de Produção (PREF$) e Habilidade de Ordenha (MABL$); e para o Jersey foram desenvolvidos: Rentabilidade Queijo (ChMAX$), Sustentabilidade (SUST$) e Fertilidade (FERT$).

Para fazer o acompanhamento do rebanho leiteiro, a GENEX também desenvolveu o SortGate, um programa que torna possível, de maneira mais coesa e correta, avaliar os indivíduos, fazer projeções de novas gerações e avaliar a evolução dos anos passados, por meio da data de nascimento dos animais, pedigree, comparando ano a ano o seu progresso dentro do rebanho e como se deu a melhoria genética. Outras características importantes a destacar são a complementaridade de outros programas e a capacidade de receber dados de vários sistemas de gerenciamento de fazendas, por meio de carregamento de dados (planilha Excel).

“Como resultado nós temos uma visão a fundo do nosso rebanho, analisando e olhando geneticamente como estão os nossos animais, índice por índice, isso levando em consideração o pedigree, a informação genômica, a produção e a reprodução, ou seja, uma informação ampla, correta, concreta e que vai nos dar um fiel resultado do que nós temos dentro de casa. O futuro são programas com essa metodologia, utilizando ferramentas com várias oportunidades e maneiras assertivas de evoluir no nosso negócio e na rentabilidade do processo”, finaliza Bruno Scarpa.

Realidade aumentada

Outra novidade do Catálogo é a Realidade Aumentada, inserida na capa. A tecnologia é utilizada para unir o mundo real com o virtual. Para utilizar é só baixar o aplicativo Zappar no smartphone, apontar para o símbolo que está no canto inferior esquerdo da capa e assistir ao vídeo.

A versão digital do catálogo Leite Europeu 2018 pode ser baixado gratuitamente no site www.genexbrasil.com.br.