Avicultura

Gargalos da produção avícola no ES serão discutidos nesta quinta-feira (24), em Santa Maria de Jetibá

Temas como a pavimentação de estradas e a construção de um contorno para desafogar o fluxo de caminhões nas cidades estarão em pauta na mesa redonda da Avicultura Capixaba


Publicado em: 24/07/2014 às 13:10hs

Gargalos da produção avícola no ES serão discutidos nesta quinta-feira (24), em Santa Maria de Jetibá

Atividade integra a programação da Festa do Colono, que acontece até domingo.

Em sua 34ª edição, a Festa do Colono com um debate intitulado “Mesa Redonda da Avicultura Capixaba”. Trata-se da apresentação do perfil da avicultura capixaba, seus significativos avanços, potencialidades, bem como os gargalos que podem desacelerar seu crescimento.

A atividade será realizada na quinta-feira (25), a partir das 13 horas, no Auditório da Terceira Idade em Santa Maria de Jetibá. Diversas autoridades do Estado e pessoas relacionadas ao tema estarão presentes neste evento, que antecederá a Sessão Solene com entrega de homenagens na Câmara Municipal.

No primeiro momento, Nélio Hand, Diretor Executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo – AVES fará a apresentação do perfil da avicultura capixaba. Em seguida serão apresentadas temáticas com órgãos relacionados, fomentando a discussão sobre o assunto como forma de viabilizar sua efetiva solução.

Dentro do tema Logística, Tereza Maria Sepulcri Netto Casotti – Diretora Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) –responderá sobre a possibilidade de construção de contornos em locais estratégicos, com o objetivo de desafogar o fluxo de caminhões dentro das cidades. Os lugares onde as obras seriam realizadas compreendem o que chamamos de Três Santas (Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina). Além do enfoque nessas três cidades, há também a necessidade de um contorno no Município de Domingos Martins, em decorrência da pavimentação do restante do trajeto que compreende Campinho / Melgaço / Rio Claro / Potraz, que provocará um grande gargalo na saída e entrada de veículos da cidade.

Ainda dentro dessa temática, Manfredo Krüger – Secretário de Agropecuária de Município de Santa Maria de Jetibá – apresentará uma relação de projetos existentes para pavimentação de estradas através do Programa Caminhos do Campo. Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca SEAG por meio de seu secretário, Enio Bergoli, falará sobre as parcerias em curso junto à prefeitura.

Na temática Tributação, Duarte Henrique Vervloet de Aquino – Assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES) demonstrará as alternativas que podem ser utilizadas, visando obter incentivos para investimentos e modernização da atividade. Também serão apresentados os programas Compet-ES e Invest-ES.

No encerramento da mesa redonda, Enio Bergoli – Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e Brício Alves Santos Júnior- Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB ES) falarão sobre o projeto “Silos de Viana” e o que já foi feito até o momento para que o projeto seja executado. Serão apresentadas as situações das áreas já adquiridas e desapropriadas para implementação do projeto, e como se dará a execução da obra.

Mesa Redonda da Avicultura Capixaba

Dia 24 de julho de 2014, às 13:00

No auditório do Centro de Vivência da Terceira Idade, em Santa Maria de Jetibá/ES

Fonte: Assessora de Imprensa Camila Fregona

◄ Leia outras notícias