T. da Informação

Fundecitrus lança aplicativo para controle externo do greening

Ferramenta vai ajudar citricultor no gerenciamento das ações realizadas fora das propriedades para combater a pior doença da citricultura


Publicado em: 02/08/2018 às 17:00hs

Fundecitrus lança aplicativo para controle externo do greening

O Fundecitrus criou um aplicativo para o gerenciamento das ações de manejo do greening realizadas nos arredores das propriedades citrícolas. O Sistema de controle externo de greening (Siceg) está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS. Após o download, é necessário entrar em contato com o Fundecitrus para cadastro de login e senha pelo 0800 112 155.

Considerada a pior doença da citricultura, o greening causa queda de produtividade, compromete a qualidade dos frutos e não tem cura. O engenheiro agrônomo do Fundecitrus responsável pela área de Transferência de tecnologia, Ivaldo Sala, explica que as ações externas são fundamentais para o controle da doença. “A principal fonte de contaminação de pomares comerciais bem manejados vem de fora das propriedades, de pomares abandonados ou de murtas e plantas de citros presentes em chácaras e quintais, nas zonas rural e urbana, que não recebem o controle recomendado”, afirma. “O psilídeo, inseto transmissor do greening, vive e se reproduz nessas árvores e, por conseguir percorrer grandes distâncias, migra e ameaça os pomares comerciais”, completa.

O Siceg permite o cadastro, mapeamento e georreferenciamento das plantas de citros e murtas localizadas ao redor da propriedade citrícola que estão servindo como fonte de contaminação do greening, a distância que essas árvores se encontram dos pomares e quais ações estão sendo executadas para o controle da doença (substituição por outras plantas frutíferas e ornamentais, pulverização ou liberação da vespinha Tamarixia radiata, inimigo natural do psilídeo). O aplicativo fornece ainda um relatório de todas as ações lançadas.

“O iceg vai de encontro à intensificação das ações contra o greening lideradas pelo Fundecitrus e é uma ferramenta tecnológica extremamente importante para o gerenciamento e acompanhamento da eficiência do trabalho”, diz Sala.

Fonte: Fundecitrus

◄ Leia outras notícias