Gestão

Fundação Biil e Melinda Gates no combate à fome oculta no Brasil

Tecnologia cedida pela fundação permite a fortificação do arroz e pode tirar milhares de brasileiros da Fome Oculta


Publicado em: 01/09/2014 às 14:40hs

Fundação Biil e Melinda Gates no combate à fome oculta no Brasil

A fome oculta, nome dado à desnutrição por micronutrientes, consiste em um desequilíbrio alimentar caracterizado pela deficiência de vitaminas e minerais, por vezes severa. Ao contrário da desnutrição aguda, a fome oculta é democrática, atingindo indivíduos aparentemente bem nutridos de todas as classes sociais, regiões e idades. Seus efeitos sobre a infância, porém, são mais nocivos, comprometendo o desenvolvimento físico e intelectual e a imunidade. É um problema silencioso, nem sempre clinicamente evidente.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Fome Oculta é questão de saúde pública. 48% das crianças no mundo com menos de cinco anos apresenta anemia e 30% possui deficiência em vitamina A. No Brasil, estima-se que 40% da nossa infância sofra de algum outro tipo de Fome Oculta.

A fundação Bill e Melinda Gates, criada por Bill Gates, fundador da Microsoft, e sua mulher, é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove ações com foco na superação de longos ciclos de falta de saúde e pobreza.

Ultra Rice, a tecnologia para a produção de Arroz Vitaminado desenvolvida pela fundação, foi cedida gratuitamente a um grupo de organizações brasileiras coordenadas pelas Abiarroz, Associação Brasileira da Indústria de Arroz. A partir da parceria com o setor privado, marcas de Arroz Vitaminado já estão disponíveis em supermercados de todo o país, por praticamente o mesmo preço do arroz comum. Para saber se o arroz é vitaminado, basta procurar na embalagem um selo verde e amarelo com os dizeres: Arroz Vitaminado: a opção inteligente para uma vida saudável.

Arroz vitaminado, fortificado ou enriquecido é o arroz natural adicionado de vitaminas e minerais, sem alteração do sabor, aroma, textura e aparência. A fortificação de alimentos básicos é uma solução econômica e rápida para conquistar benefícios nutricionais, já que não requer mudanças de hábitos. No Brasil, apenas a farinha de trigo e o sal eram fortificados.

O arroz não foi escolhido ao acaso. Com qualidades nutricionais comprovadas, facilidade de preparo, preço acessível e uma variedade de preparações, o arroz é popular na mesa brasileira, ultrapassando barreiras econômicas e culturais. Principal grão consumido em países em desenvolvimento, o arroz é considerado o alimento de maior potencial no combate à fome mundial.

Pela relevância da causa, o Projeto Arroz Vitaminado no Brasil, é alinhado à Aliança Global para Melhor Nutrição (GAIN) e conta com embaixadores que se engajaram voluntariamente na causa, como o jogador da seleção brasileira de futebol Lucas Moura, o cartunista Maurício de Souza, as jornalistas Rosana Jatobá e Mariana Kotscho e o preparador Físico Márcio Atala, conhecido pelo quadro Medida Certa, exibido pelo Fantástico-TV Globo.

SOBRE O PROJETO ARROZ VITAMINADO

Arroz vitaminado, fortificado ou enriquecido nada mais é do que o arroz natural adicionado de vitaminas e minerais. Adquirindo um produto de arroz com o selo acima, você saberá que está fazendo a escolha mais inteligente e saudável para você e a sua família.

ACESSE:

Vídeo institucional: www.youtube.com/watch?v=DxX84aGw_CY

Informações e videodepoimentos dos embaixadores do projeto: www.arrozvitaminado.net.br

SOBRE A ABIARROZ

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz foi criada em 2009 no contexto de um mercado em expansão pontuado por acordos como com o Mercosul e a União Européia, com vistas a legitimar a representatividade e aprimorar a articulação entre o setor industrial nacional, governos e outros segmentos da cadeia produtiva orizícola no Brasil e no mundo.

www.abiarroz.com.br

 

Fonte: Cia da Informação

◄ Leia outras notícias