Frigoríficos e Abatedouros

Frango: oferta interna de abril foi, no mínimo, assustadora

Em abril passado a oferta interna aparente de carne de frango aumentou quase 9% em relação ao mesmo mês do ano passado e atingiu volume (quase 885 mil toneladas) que pode representar novo recorde do setor


Publicado em: 28/05/2018 às 16:40hs

Frango: oferta interna de abril foi, no mínimo, assustadora

É, sem dúvida, resultado preocupante se consideradas as decadentes condições de consumo da população brasileira. O resultado, porém, se torna no mínimo assustador ao ser analisado sob o ângulo da disponibilidade interna per capita do produto.

Sob esse aspecto, o recorde mais recente foi registrado em fevereiro passado, ocasião em que a disponibilidade interna do mês correspondeu a uma oferta anual de cerca de 48,7 kg per capita de carne de frango – praticamente o mesmo volume registrado 14 meses antes, em janeiro de 2017.

Mesmo de passagem, é interessante notar que enquanto em janeiro de 2017 a carne de frango negociada no atacado paulistano atingiu, em média, R$3,55/kg (valor deflacionado pelo IPCA), neste ano, em fevereiro, ficou limitada a R$3,00/kg, registrando desvalorização característica da decadência do consumo.

Pois em abril o resultado foi bem pior. Porque a disponibilidade per capita projetada para o mês foi (em equivalente anual) quase 3 kg per capita superior à de fevereiro de 2018 ou à de janeiro de 2017. Quer dizer: superou a marca dos 51,6 kg. E, sem dúvida, deve ter representado recorde histórico em toda a história do setor.

Indo mais além constata-se que a disponibilidade aparente do primeiro quadrimestre de 2018 foi apenas 3,27% superior à de idêntico período de 2017. Porém, quando comparada à do terceiro quadrimestre de 2017 (período, tradicionalmente, de maior consumo de todo exercício, pois abrange as Festas de final de ano), a disponibilidade alcançada neste ano, até abril, foi quase 9% maior. Ou seja: caminhou contra a corrente, apresentando um desempenho que se refletiu de maneira inversa nos preços recebidos pelo setor.

Comparado com a oferta de cinco meses antes (45,4 kg per capita em novembro de 2017), o volume de abril aumentou quase 14% (6.200 gramas a mais). Não por acaso, a partir daquele mês o preço do frango abatido passou a sofrer decréscimo contínuo. Fechou abril acumulando uma redução de 27% - ou seja, um índice (negativo) correspondente a praticamente o dobro do aumento na disponibilidade interna.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias