Internacional

FMI: Diretora aponta incertezas crescentes na economia global

Christine Lagarde apontou três incertezas crescentes à economia global: a tensão comercial, a volatilidade nos mercados e a geopolítica


Publicado em: 20/03/2018 às 19:40hs

FMI: Diretora aponta incertezas crescentes na economia global

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, apontou em texto publicado no site da instituição na quinta-feira (15/03) o que ela classificou como três incertezas crescentes à economia global: a tensão comercial, a volatilidade nos mercados e a geopolítica.

Prioridades - No texto, Lagarde aponta as prioridades que a instituição vai levar à reunião do G-20 na próxima semana na Argentina. "Quando nos encontrarmos em Buenos Aires, nosso foco estará sobre as políticas necessárias para proteger o impulso de crescimento global em relação aos riscos negativos e reforçar o crescimento no futuro", comentou.

Reflexão - "Mas mesmo que o sol ainda brilhe na economia global, há mais nuvens no horizonte. Proponho reflexão sobre as preocupações crescentes com as tensões comerciais, o recente aumento da volatilidade nos mercados financeiros e a geopolítica mais incerta."

Resistências - Na avaliação de Lagarde, o FMI e os membros do G-20 devem trabalhar para reduzir as resistências ao comércio. "Não devemos criar obstáculos", afirmou.

Passos concretos - Para ela, há passos concretos que as autoridades devem tomar para garantir que o intercâmbio comercial permaneça forte. Para ela, eles devem evitar o protecionismo, proteger contra riscos financeiros, intensificar as reformas econômicas, fortalecer a cooperação internacional e promover um crescimento mais inclusivo.

Progressos - Sobre este último tópico, Lagarde citou o Brasil, ao lado da Austrália, Alemanha, Japão e Reino Unido, como nações que fizeram "bons progressos" para aumentar a força de trabalho feminina na economia.

Fonte: O Estado de S.Paulo

◄ Leia outras notícias