Adubos e Fertilizantes

Fertilizantes para combater a fome

Em artigo, o presidente da Yara Brasil fala da importância da criação do fertilizante mineral e do papel do Brasil na segurança alimentar


Publicado em: 01/12/2017 às 16:00hs

Fertilizantes para combater a fome

O número de pessoas subnutridas cresceu no mundo nos últimos dois anos, passando de 777 para 815 milhões, o equivalente a 11% da população mundial. Os dados, divulgados em setembro pela Organização das Nações Unidas (ONU), vão na contramão dos objetivos propostos pelos países signatários da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, entre eles o Brasil, de “até 2030 acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano”.

A segurança alimentar não é um problema novo. No início do século XX, a criação do fertilizante mineral foi fundamental para combater a fome emergente na Europa, assim como a Revolução Verde na década de 1960 possibilitou a criação e disseminação de novas sementes, avanços tecnológicos na agricultura que foram fundamentais para a prevenção e o combate à fome em todo o mundo. Até 2050, a estimativa da ONU é de que o planeta ganhe mais três bilhões de habitantes e, novamente, tecnologias como o uso de fertilizantes serão fundamentais para alimentar mais pessoas e com sustentabilidade.

O papel do Brasil

Dentro do conceito de segurança alimentar, o Brasil deverá, sozinho, responder por 10% da produção mundial de alimentos nas próximas décadas. Desafio nos dado não por acaso, mas pela vocação agrícola e pela capacidade em produzir com sustentabilidade e inovação tecnológica. Iniciativas como o plantio direto e a Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) são exemplos para todo o mundo do nosso potencial agrícola. Mas, para superar os desafios da segurança alimentar é preciso não apenas aumentar a oferta de alimentos, mas produzi-los ainda com alto valor nutritivo e de forma sustentável.

Os fertilizantes são uma das invenções mais importantes do nosso tempo e serão fundamentais para a expansão da produção sustentável de alimentos em todo mundo. Eles nutrem solos e plantas, produzindo alimentos com mais nutrientes, além de contribuírem para o incremento na produtividade em uma mesma área plantada, combatendo diferentes facetas de desnutrição e subnutrição global.

O investimento em tecnologias para os diferentes elos da cadeia agrícola será fundamental para expandir a posição global do Brasil na produção agropecuária. Tecnologias que permitam a reciclagem de áreas degradadas da pecuária e a produção de alimentos com mais eficiência e maior valor nutricional. Atualmente, os fertilizantes são responsáveis por metade da produção mundial de alimentos e até 2050, a adubação mineral na agricultura deverá crescer em 37% no globo devido à expansão e capacitação tecnológica, principalmente entre os pequenos produtores.

Claramente, devemos descobrir uma maneira de fornecer comida para todos usando muito menos terra. Aumentar a quantidade de alimentos para bilhões de pessoas com recursos limitados só pode ser feito através do uso sustentável de fertilizantes. Eles alimentam as plantas que irão fornecer os alimentos das nossas famílias. Assim, um solo balanceado em nutrientes irá resultar em melhores safras e alimentos com melhor valor nutricional. Ontem e hoje os fertilizantes permanecem fundamentais para a segurança alimentar em todo mundo. O nosso desafio é expandir globalmente o acesso a tecnologias para os produtores rurais, compartilhando conhecimento e garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações.

Lair Hanzen é presidente da Yara Brasil e vice-presidente da Yara International

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias