Pragas e Doenças

Ferrugem asiática: lavoura de soja apresenta lesões causadas pela doença no Paraná

Até o momento, já foram registrados cinco focos da ferrugem asiática em lavouras de soja da safra 2017/2018


Publicado em: 19/12/2017 às 15:00hs

Ferrugem asiática: lavoura de soja apresenta lesões causadas pela doença no Paraná

Foram registradas lesões da ferrugem asiática em uma lavoura de soja localizada em Maripá (PR), de acordo com informações divulgadas pelo Consórcio Antiferrugem, portal de monitoramento da ferrugem da soja desenvolvido pela Embrapa Soja e outras entidades do agronegócio.

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a lavoura com a variedade BMX 7166 IPRO estava sendo monitorada para a chegada de esporos do fungo da ferrugem com coletor de esporos, por extensionistas do Instituto Emater-PR.

Foram constatadas lesões causadas pela doença, segundo dados do dia 11 de dezembro. “Tais lesões apresentavam poucas urédias, mas bem definidas. Nessa mesma área, alguns dias antes, foi constatado oficialmente os primeiros uredósporos do fungo, capturados pelo coletor”, informou o Consórcio Antiferrugem.

Ferrugem asiática na safra 2017/2018

De acordo com as informações do Consórcio Antiferrugem, até o momento foram registrados cinco focos da ferrugem asiática em lavouras de soja da safra 2017/2018. O primeiro caso ocorreu em Itaberá (SP) no dia 21 de novembro.

Já os outros dois focos foram registrados nos municípios de Itaipulândia (PR) e São Miguel do Iguaçu (PR) em 24 de novembro. O quarto foco foi confirmado no município de Cruz Alta (RS) em 28 de novembro e o último foco registrado foi em Minas Gerais no dia 30 de novembro.