Outros

Feira de touros e fêmeas terá compra facilitada para pequenos e médios produtores

Fêmeas e touros de diversas raças leiteiras estão sendo comercializados na 1ª Megafeira Pró-Fêmeas e Pró-Genética e na 2ª Feira de Negócios


Publicado em: 03/07/2015 às 08:20hs

Feira de touros e fêmeas terá compra facilitada para pequenos e médios produtores

Pequenos e médios produtores rurais podem utilizar linhas de crédito para financiar a compra dos animais. Os agentes financiadores que estão atuando na feira são Banco do Brasil, Caixa e Sicoob. As feiras integram a programação da Megaleite 2015, principal exposição do setor leiteiro que vai até 4 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

O Pró-Fêmeas e Pró-Genética são programas que visam o amento da produtividade de carne e de leite dos rebanhos mineiros por meio da introdução de animais de alta qualidade genética nas pequenas e médias propriedades. Os criadores podem financiar as compras por meio de linhas de crédito, como o PRONAF. Os programas são desenvolvidos pelo governo de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, ABCZ, IMA, Emater-MG e Epamig.

Crianças conhecem a pecuária leiteira

O funcionamento da cadeia produtiva do leite está sendo apresentado a cerca de 700 estudantes e idosos durante a Megaleite 2015. O projeto Giroleite, que integra a programação da exposição, acontece de 30 de junho a 4 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). As atividades são divididas em seis programas: Olhar Girolando; Passeio no Parque; Caminhando com o Girolando; É Girolando; Girolando Milkpoint; Cavalo Amigo. O intuito é atender desde estudantes do ensino fundamental, de escolas de idiomas e do Instituto dos Cegos do Brasil Central até as pessoas da terceira idade que frequentam a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI).

Haverá palestra sobre as vantagens nutricionais do leite, que será ministrada pela nutricionista Juliana Milani. Técnicos da Girolando também farão palestra sobre a contribuição da raça pra a pecuária leiteira. Além disso, os participantes farão visitas guiadas pela feira sob a monitoria de alunos da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

Caravanas de 30 cidades visitam a Megaleite

Pequenos produtores rurais de diversas cidades do Brasil visitam a partir de hoje a Megaleite 2015. A expectativa é de que 30 caravanas passem pela feira até o dia 3 de julho. A iniciativa tem o apoio da CNA e da Emater-MG, além de sindicatos rurais. Os produtores rurais estão sendo recepcionados no Museu do Zebu por uma equipe da Girolando. No local, recebem orientações de técnicos da associação sobre a raça Girolando. Depois, fazem visita guiada pela feira e participam da Feira de Negócios Girolando e da 1ª Megafeira do Pró-Fêmeas e do Pró-Genética, eventos que ofertam animais de alta qualidade genética com a possibilidade de venda financiada com recursos do Pronaf.

Julgamento de animais começa na Megaleite 2015

Com 548 animais inscritos, o julgamento da raça Girolando começou nesta quarta-feira (01/07/15) na Megaleite 2015. Ontem, ocorreu o sorteio dos jurados que estão atuando em cada grau de sangue. A jurada Tatiane Tetzner julga os animais 1/2 sangue, Fábio Fogaça os 5/8 animais e Cláudio Aragon julga o 3/4 de sangue. Esta é a 26ª Exposição Nacional de Girolando. Os julgamentos vão até o dia 4 de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Megaleite

◄ Leia outras notícias