Internacional

Fed deve começar a elevar juros ainda neste ano, diz presidente regional

O presidente do Federal Reserve de San Francisco, John Williams, afirmou nesta quinta-feira que o banco central dos Estados Unidos deve elevar os juros ainda neste ano, acrescentando esperar crescimento econômico acima da tendência no resto de 2015 após um primeiro trimestre fraco.


Publicado em: 28/05/2015 às 18:40hs

Fed deve começar a elevar juros ainda neste ano, diz presidente regional

Questionado por jornalistas em Cingapura sobre quando o aperto monetário terá início, Williams disse que o assunto está "sobre a mesa" em todas as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), seja a próxima em 16 e 17 de junho ou mais tarde.

"Vamos... provavelmente elevar os juros ainda neste ano, aumentando-os gradualmente ao longo dos próximos anos", afirmou Williams durante sessão de perguntas e respostas com a audiência após discursar em simpósio.

O comunicado divulgado pelo Fed após a reunião de abril deixou claro que o banco central norte-americano considerará a cada reunião a possibilidade de promover a primeira alta de juros desde junho de 2006, com a decisão dependendo apenas dos próximos indicadores econômicos.

"Tenho uma reunião do Fomc em algumas semanas. Não preciso tomar decisões hoje. Coletar mais dados, conseguir mais informações, ter discussão e análise", disse Williams.

 

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias