Suíno

Falta de investimento e falha no controle sanitário preocupa suinocultores em Mato Grosso

Falta de investimentos e deficie^ncia do poder pu´blico no controle sanita´rio estadual preocupam o setor produtivo


Publicado em: 27/11/2014 às 20:50hs

Falta de investimento e falha no controle sanitário preocupa suinocultores em Mato Grosso

O presidente da Associac¸a~o dos Criadores de Sui´nos de Mato Grosso (Acrismat), Raulino Teixeira Machado, afirma que todas as cadeias produtivas enfrentam uma forte inseguranc¸a em relac¸a~o a`s questo~es sanita´rias no Estado. “A detecc¸a~o de quaisquer enfermidades implicara´ em embargos econo^micos por parte dos pai´ses importadores de carne e descre´dulo no servic¸o de vigila^ncia sanita´ria na nossa regia~o. E´ por isso que chamamos atenc¸a~o para o tema antes que afete de forma dura a nossa produtividade”, frisa Machado.

O alerta do representante da suinocultura mato-grossense foi dado ao governador eleito, Pedro Taques, com quem a diretoria da Acrismat se reuniu esta semana. O setor esta´ preocupado com os prejui´zos que a cadeia produtiva de Mato Grosso pode ter em relac¸a~o a`s novas diretrizes da OIE quanto a` Peste Sui´na Cla´ssica (PSC). A partir de 2015, a PSC passa a fazer parte da lista de doenc¸as de reconhecimento mundial e MT precisa se adequar a`s novas regras para na~o perder mercado em um futuro pro´ximo.

Ale´m disso, a Acrismat destaca que as questo~es tributa´rias sa~o um forte gargalo para quem quer tirar o produto do Estado. A preocupac¸a~o da categoria e´ em relac¸a~o a` sistema´tica de ca´lculo do valor do sui´no vivo, que considera o acre´scimo de 12% do valor me´dio da carne para a sai´da do Estado. Machado lembra que em outras categorias, como a carne bovina, ja´ existe o des- conto de 5% em cima do valor de negociac¸a~o do animal vivo em Mato Grosso, medida que tambe´m pode ser adotada na suinocultura, como e´ feito em outros estados.

“A carne sui´na mato-grossense ficaria muito mais competitiva no mercado nacional. Afinal, ja´ e´ clara a desvantagem de prec¸os quando se pretende negocia´-los com empresas de estados vizinhos ou ate´ mesmo em Sa~o Paulo, que e´ o maior consumidor do nosso produto. A quantidade de animal vivo que sai daqui e´ pequena, sendo assim, na~o afe- taria os ganhos da regia~o”, observa Raulino. A produc¸a~o no Estado ocupa o 5o lugar de produc¸a~o no pai´s, com um plantel de cerca de 120 mil matrizes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Acrismat

◄ Leia outras notícias