Gestão

FAESC debate perspectivas do agronegócio e MAPA apresenta Plano Safra 2013/2014

O encontro será coordenado pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, que fará abertura e relatará a situação agropecuária catarinense, a partir das 10 horas


Publicado em: 12/07/2013 às 09:00hs

FAESC debate perspectivas do agronegócio e MAPA apresenta Plano Safra 2013/2014

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove, nesta sexta-feira (12 de julho), no auditório do restaurante Horizonte (avenida Getúlio Vargas, 1620, centro), em Chapecó, às 10 horas da manhã, reunião com lideranças sindicais do grande oeste catarinense para discutir a atual conjuntura do agronegócio, os desafios e as oportunidades do setor.

O encontro será coordenado pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, que fará abertura e relatará a situação agropecuária catarinense, a partir das 10 horas.

Em seguida, o vice-presidente da Faesc e presidente da Cidasc, Enori Barbieri, palestrará sobre as perspectivas do mercado agrícola e as atividades da Companhia Integrada da Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.

Às 10h30, o vice-presidente de finanças da Faesc, Nelton Rogério de Souza, abordará questões sobre o meio ambiente e pecuária de leite.

O evento prossegue às 10h45, com apresentação de assuntos relacionados à formação profissional rural pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Gilmar Zanluchi. Ele explicitará o plano anual de trabalho do Senar e o levantamento das demandas na área de profissionalização rural.

Às 11 horas, o presidente José Zeferino Pedrozo apresentará o projeto de recuperação de crédito da contribuição sindical rural.Também serão transmitidas orientações técnicas e informações gerais aos sindicatos. O encerramento dessa primeira etapa está previsto para as 12h30, com almoço de confraternização.

A atividade em Chapecó faz parte de um programa de reuniões regionais, com representantes de entidades sindicais, para planejamento de atividades e debate sobre o agronegócio. “Estes encontros oportunizam transmitir orientações sobre temas atuais que envolvem a categoria, além de trocar ideias sobre a situação conjuntural e mercadológica dos principais produtos – grãos, leite, carne – e, com isso apontar soluções para os problemas”, destaca Pedrozo.

Participarão do encontro dirigentes dos Sindicatos Rurais do oeste, meio oeste e extremo oeste, incluindo Campo Erê, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro; São Miguel do Oeste, Paraíso, Itapiranga, Palmitos, São Lourenço do Oeste, Pinhalzinho, Abelardo Luz, Chapecó, Sincravesc, Xaxim, Xanxerê, Seara, Concórdia, Ipumirim, Irani, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, São Domingos, Galvão, Quilombo, Ouro Verde, Catanduvas, Água Doce, Joaçaba, Videira, Tangará, Rio das Antas, Abdon Batista, Fraiburgo, Lebon Régis e Caçador.

REUNIÃO À TARDE

As atividades prosseguem no período vespertino, em outro local e com público ampliado. Plano safra e logística da distribuição e suprimento de milho são temas da reunião que iniciará às 13h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reunindo lideranças rurais e as principais entidades do agronegócio barriga-verde, Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de SC (Sindicarne), Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc) e Coopercentral Aurora Alimentos, além da Faesc e dos Sindicatos rurais.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura apresentará o Plano Safra 2013/2014, destacando o prêmio para deslocamento do milho-consumo, programa de armazenagem, Inova-Agro para avicultura, suinocultura, leite e maça, além de outros detalhes.

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) palestrará sobre a problemática de distribuição do milho no sul do Brasil e o diretor de agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, falará sobre as linhas de crédito e financiamento.

O encerramento dessa segunda e última etapa está previsto para as 17 horas.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias