Etanol

Exportação de etanol dos EUA para Brasil atinge recorde em fevereiro apesar de tarifa

As exportações de etanol dos Estados Unidos para o Brasil somaram 390 milhões de litros em fevereiro, um recorde mensal, informou nesta quarta-feira a Renewable Fuels Association (RFA), que representa os produtores norte-americanos


Publicado em: 09/04/2018 às 19:20hs

Exportação de etanol dos EUA para Brasil atinge recorde em fevereiro apesar de tarifa

Os volumes comprados do produto dos EUA estão elevados apesar de uma tarifa de 20 por cento para importações de etanol que excedam 150 milhões de litros por trimestre.

Desde setembro do ano passado, o governo brasileiro impôs a taxa por um período de 24 meses, numa tentativa de limitar grandes importações registradas em 2017.

As fortes exportações dos EUA para o Brasil em fevereiro demonstram que os negócios estão valendo a pena mesmo com pagamento de tarifa.

A importação elevada está pressionando os preços do etanol anidro no Nordeste, que tem recebido os maiores volumes, apesar do período da entressafra.

De acordo como o indicador da S&P Global Platts, o preço de etanol entregue no porto de Suape (PE) recuou 6,5 por cento desde 16 de fevereiro, para 2.100 reais por metro cúbico (mil litros).

Fevereiro marcou o quarto mês seguindo em que o Brasil liderou como principal destino para o etanol dos EUA, disse a RFA.

As exportações de etanol dos EUA para todos os destinos totalizaram mais de 800 milhões de litros em fevereiro, alta de 148 por cento ante janeiro, segundo a RFA, superando o recorde registrado em dezembro de 2011.

A associação, que analisou os dados divulgados pelo governo, afirmou que operadores acreditam que os volumes de fevereiro devem incluir alguns volumes embarcados ao final de janeiro, particularmente para a China.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias