Caprinos e Ovinos

Expointer 2017: criadores de Suffolk tem boa expectativaHome Notícias Notícias Expointer 2017: criadores de Suffolk tem boa expectativa

A Expointer 2017 acontecerá entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS)


Publicado em: 31/08/2017 às 09:00hs

Expointer 2017: criadores de Suffolk tem boa expectativaHome Notícias Notícias Expointer 2017: criadores de Suffolk tem boa expectativa

Este ano, o evento conta com 718 ovinos inscritos. Apesar do número geral ter encolhido, no ano passado foram 748 ovinos, a raça Suffolk cresceu 20% e terá 100 animais em pista. No total, são 18 criadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que tem uma boa expectativa para o evento.

“Apesar da economia estar passando por um momento bastante delicado, o Suffolk, por outro lado, tem passado por um momento de melhora genética, com exemplares mais rentáveis, mais fáceis de criar e com resultados cada vez melhores. Esse avanço que o Suffolk vem tendo, talvez seja o maior avanço entre as raças de carne de cordeiro dos últimos anos. O Suffolk foi a raça que mais evoluiu nesse período. Portanto, pra nós criadores de Suffolk, essa Expointer será muito boa”, avalia o criador gaúcho, Ivan Brezolin Marquetto, da Cabanha Novo Horizonte.

“Eu realmente fico muito feliz quando eu vejo a relação dos animais e observo que eles são filhos de reprodutores ingleses, por meio do sêmen importado, ou são filhos desses carneiros já inseminados. Ou seja, todos os animais tem a genética do Reino Unido. Na minha opinião, esse é o ponto mais positivo da Expointer. Foram quase seis anos definindo e trabalhando para o desenvolvimento do novo Suffolk Brasil, que é moderno, mais compacto, extremamente harmonioso, com muita produção de carne e que veio pra ficar”, ressalta o criador paulista, Bruno Garcia Moreira, da Cabanha Leone.

Outro ponto destacado pelo Paulista foi a escolha do jurado da raça Suffolk. “A diretoria foi muito feliz na escolha do Fernado Gottardi que é um ícone da ovinocultura. Um criador muito ligado ao Suffolk e um batalhador para o desenvolvimento da raça. Ele também é um grande comerciante, em que o seu principal negócio é a ovinocultura. Portanto, teremos uma pista com uma avaliação diferente, com um olhar comercial, de negócio do Suffolk. Esse é o nosso próximo foco, isto é, como introduzir o Suffolk no rebanho brasileiro e como tornar isso lucrativo”, projeta Garcia Moreira.

“As minhas expectativas para a Expointer deste ano são: buscar um maior conhecimento genético da raça, buscar uma genética ainda mais forte da genética inglesa, trocar informações com os criadores sobre o presente e o futuro da raça, bem como manejo. Além de divulgar a raça Suffolk no meu Estado e nas redes sociais”, afirma o criador Catarinense, Edoardo Maes Schulz, da Cabanha Campo Alegre.

“O Suffolk é uma raça de ovinos que se adapta a todos os campos do Brasil. Nesse sentido, é necessário divulgar e promover o Suffolk, como uma das principais raças da ovinocultura brasileira. A ovinocultura se modernizou e vejo o Suffolk no melhor momento da raça. A carne de cordeiro é de muito boa qualidade, fácil digestão, leve saborosa, suculenta, mas é preciso que ela seja aceita pelos consumidores”, afirma o criador paranaense, Eurides Carneiro de Matos, da Fazenda Planalto.

A ABCOS conta com o apoio de grandes empresas envolvidas com agronegócio brasileiro para a participação da Expointer 2017. São elas: Concessionária Ford Florauto, Maxi – Nutrição Animal, Cooperativa de Crédito Sicredi, Cabanha Cerro Coroado, Rações Cotrijuc e Medicamentos Zoetis.

Fonte: Informativo ABCOS

◄ Leia outras notícias