Bovinos de Corte

ExpoGenética 2018 terá lançamento de novos touros de raças zebuínas

Uma das novidades apresentadas serão as avaliações genômicas dos reprodutores


Publicado em: 17/08/2018 às 14:20hs

ExpoGenética 2018 terá lançamento de novos touros de raças zebuínas

Os avanços genéticos das raças zebuínas serão debatidos entre os dias 18 e 26 de agosto, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2018, exposição que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil. Como já é tradição, o evento marca o lançamento dos Sumários de Touros das raças de corte zebuínas. Também serão divulgados 13 novos touros das raças Nelore e Sindi que passam a integrar a bateria de Corte da Semex. “A procura por animais com avaliação genética cresceu muito nos últimos anos. Hoje, o pecuarista prioriza zebuínos avaliados para características de maior impacto econômico, como desempenho, ganho de peso, maior qualidade, peso de carcaça e precocidade para melhor rentabilidade do negócio. Tudo isso representa dinheiro a mais entrando no bolso do produtor”, assegura Antonio Carlos Sciamarelli Junior, gerente de Corte do Grupo Semex.

Os novos touros contratados pela Semex são oriundos de criatórios com seleções focadas em rentabilidade e evolução genética contínua e que participam de programas de melhoramento genético. “Temos o Atol da Elge, touro com alta avaliação e que foi ATJ plus ano passado pela Embrapa Geneplus. Da Sino Agropecuária temos Biombo Mat, Bumbo Sino e Besani Mat, este que foi o número 1 do intrarrebanho da Sino. Da Genética Aditiva temos o REM Fiat e o REM F18, este com DEP genômica na ANCP de 27,16. São touros de muito equilíbrio entre as avaliações, consistência genética e características funcionais”, destaca Antonio Carlos.

Com a demanda crescente por touros provados, as avaliações genômicas prometem acelerar o melhoramento genético dos rebanhos. A Semex já disponibiliza avaliação genômica de alguns reprodutores da raça Nelore e a expectativa é de que esse número amplie em breve, com a incorporação da genômica pelos programas de melhoramento genético. A tecnologia genômica permite conhecer, com muito mais confiança e precocemente, o potencial genético dos animais, permitindo ao produtor tomar, com maior segurança, a decisão sobre quais animais o produtor deve reter em seu rebanho e em quais não vale a pena investir em sua criação. “Todos os touros que estamos lançando na ExpoGenética já terão os dados das provas genômicas. Escolhemos a ExpoGenética para este lançamento porque esta é uma das mostras de animais avaliados mais importantes do País”, diz.

A Casa da Semex no Parque Fernando Costa funcionará todos os dias da ExpoGenética 2018. Os visitantes poderão conhecer no local os serviços e as soluções da empresa na área de genética bovina, além de promoções especiais para o evento.

Fonte: Grupo Publique

◄ Leia outras notícias