Clima

Excesso de chuvas afeta plantações de grãos, cebola e tomate no Sul do país

Climatempo prevê chuva, frio e geada para os próximos dias


Publicado em: 22/07/2014 às 18:20hs

Excesso de chuvas afeta plantações de grãos, cebola e tomate no Sul do país

A excessiva quantidade de chuva que caiu na segunda quinzena de Junho na região oeste gaúcha, áreas de fronteira e da Campanha castigou as plantações de grãos, cebola e tomate. Algumas lavouras chegaram a ficar isoladas em decorrência de alagamento. Tanta água tem prejudicado o desenvolvido e a colheita dos produtos, diminuindo a qualidade e a produtividade na região.

Segundo a Climatempo, nesta terça-feira (22), uma nova frente fria se forma e vai organizar áreas de instabilidade sobre o Estado gaúcho. Tem previsão de chuva forte, principalmente sobre o oeste da Região Sul. Na tarde e noite de quinta-feira (24) há a possibilidade de neve nas áreas do Planalto Sul catarinense. E a entrada do ar polar vai derrubar as temperaturas novamente durante o final de semana. Há a previsão de geada em diversas áreas, conforme se observa no mapa.

No inverno, a alta precipitação não é tão prejudicial para a maioria das safras, porém algumas culturas, como milho, soja, cebola, tomate, fumo, leite, e até mesmo o próprio pasto, podem sofrer com esse excesso de umidade. Os agricultores se preparam, agora, para realizar o início da safra de grãos que se inicia em setembro e vai até dezembro, como é o caso do milho. Dessa forma os produtores só vão poder ver o resultado do impacto do excesso de umidade nas lavouras entre março e maio do ano que vem, quando será a época das colheitas.

No entanto, com essas quantidades volumosas de chuva, já foi perdida cerca de 1,5 milhão de tonelada da safra de soja na região, informa Ilmar Borchardt, engenheiro agrônomo da EPAGRI.O clima ideal para um bom cultivo de grãos e algumas verduras citadas anteriormente deveria incluir chuvas regulares e distribuídas, cerca de 150 mm por mês.

O engenheiro, ressalta a importância da prevenção, ficando atento às previsões e dimensão das colheitas. “A primeira regra básica para todo o agricultor é não concentrar toda a produção e distribuir a plantação ao longo do tempo. Então, caso chova muito, isso não será capaz de afetar a sua plantação.”, finaliza Borchardt.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Linhas Comunicação

◄ Leia outras notícias